Para que serve o incenso de mirra?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

O incenso de mirra é conhecido por suas propriedades de purificação e proteção contra energias negativas. Por causa dessas características, o incenso de mirra é muito utilizado em rituais, ambientes de meditação e celebrações religiosas.

Como usar o incenso de mirra
Em geral, o incenso de mirra é uma pequena vareta com uma ponta mais fina e outra mais grossa. Você deve segurá-lo pela ponta mais fina e acender a ponta mais grossa com fogo, até que ela comece a queimar.

O incenso de mirra pode e deve ser utilizado sempre que você desejar e sentir necessidade, pois não há contraindicações. No entanto, é importante ter o cuidado de usar um incensário, para evitar que a vareta caia. Também é indicado que, ao acender o incenso, você pense em coisas boas e mentalize tudo aquilo que deseja.

Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso era ofertado somente para as divindades. Assim, o presente mostra que os magos viram em Jesus o próprio Deus. Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento.

O incenso de mirra é uma boa opção para o lar, pois ele atrai bons fluidos aos ambientes, deixando o espaço protegido das energias negativas.

A planta é usada desde o Antigo Egito com diversas finalidades, principalmente devido à presença de propriedades medicinais em sua composição. A mirra serve para fortalecer as gengivas, rejuvenescer pele envelhecida ou enrugada e tratar acne, aftas, úlceras e alergias de pele.

O incenso de canela é bom para prosperidade e abre caminhos.

Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

mirra

Quanto ao simbolismo da mirra como um presente para Jesus, assim como o incenso indica o reconhecimento dos Magos da Sua natureza divina, assim a mirra celebra a Sua humanidade.

A mirra provém da espécie Commiphora myrrha, enquanto o incenso obtém-se a partir de várias espécies do género Boswellia. Muito fragrantes, tanto são usadas nos cultos religiosos, como na perfumaria e na medicina tradicional.

O manjericão afasta energias negativas e também ajuda na proteção da casa.

Os principais incensos para proteção

  • Arruda. A arruda é uma planta poderosa, o seu incenso é capaz de formar uma barreira protetora contra cargas negativas. ...
  • Alecrim. ...
  • Citronela. ...
  • Mirra. ...
  • Incenso de 7 ervas. ...
  • Guiné ...
  • Manjericão.

2 – Alfazema
Muitas pessoas não sabem, mas a alfazema atrai fortuna e sucesso.

Mirra na espiritualidade
Segundo a Bíblia, o óleo de mirra tem o poder de curar não só as feridas físicas, como também as espirituais, quando ungido. E, ainda, simboliza a vitória da vida sobre a morte. A mirra também é usada em práticas de meditação, orações e rituais de limpeza/purificação espiritual.