Como é o fruto da mirra?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Os frutos pontiagudos possuem cor marrom; formato oval e podem atingir o tamanho máximo de sete milímetros de comprimento. Possui característica oleosa, sabor ácido e amargo. Ela é bem resistente à temperaturas mais altas e à escassez de chuvas; mas não tolera geadas.

A planta Mirra é uma árvore espinhosa, que costuma crescer em torno de 5 metros de comprimento. Do gênero Commiphora, ela possui uma seiva oleosa que costuma sair de suas cascas, e que é usada popularmente como medicação há anos. A Mirra é famosa por ser um dos presentes levados ao menino Jesus pelos três reis magos.

As pequenas moitas de nirá produzem de 4 a 10 bulbos, cada um com 4 a 5 folhas de 15 a 30 centímetros. Rústica, a planta gosta do frio e resiste a geadas. Suas folhas macias têm sabor que combina alho-poró, cebolinha e alho.

A mirra é uma planta medicinal com características anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-sépticas, anestésica e adstringente. Combine o incenso de mirra com velas e acessórios decorativos. A história do nascimento do menino Jesus atribui muito simbolismo ao incenso de mirra, principalmente para os católicos.

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

falsa mirra cujo nome científico é tetradenia riparia. também é conhecida pelos nomes de limonete pau de incenso e pluma de névoa essa. espécie também é medicinal e muito usada como planta ornamental.

O óleo essencial de mirra (Commiphora myrrha) é usado desde a Antiguidade como incenso. O cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas.

O chá de mirra, feito com um arbusto também chamado de mirra arábica, incenso e mirra verdadeira, é uma bebida de sabor amargo. A planta é usada desde o Antigo Egito com diversas finalidades, principalmente devido à presença de propriedades medicinais em sua composição.

O óleo de mirra é extraído da árvore mirra, como citamos anteriormente. Ele é retirado da árvore por um processo de destilação com o uso de vapores de água.

Suas flores são muito pequenas, com cores que variam do branco ao róseo-creme e são muito perfumadas. O período de florescimento se dá nos meses de inverno. Tolerante ao frio, porém se adapta bem a climas subtropicais.

A tintura de mirra pode ser usada para dor de garganta, aftas, inflamação na gengiva ou feridas na boca, mas deve apenas ser usada para fazer bochecho ou gargarejo e não deve ser ingerida.

Como consumir mirra
Chá de mirra: as folhas de mirra podem ser utilizadas no preparo de um chá medicinal. Para isso, basta adicionar uma colher de chá de folhas secas em uma xícara de água quente, deixar em infusão por cerca de 10 minutos e depois coar.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).