Para que serve a guia de japamala?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O Japamala pode ser utilizado durante a meditação para estabelecer maior foco e conexão com o momento. Muito presente nas aulas de meditação e de yoga, o Japamala é um cordão sagrado feito com 108 contas, muito utilizado nas culturas hindus e conhecido no Ocidente como rosário.

Japamala é um colar de pedras ou sementes utilizado tradicionalmente na Índia para entoar mantras durante a meditação. Japamala é uma palavra com origem no sânscrito em que “japa” significa murmurar e “mala” significa guirlanda ou colar.

Para isso, segure seu cordão com a mão direita, e vá escorregando as contas entre o polegar e o dedo do meio, nunca toque seu Japamala com o dedo indicador, o mesmo deve permanecer estendido durante a oração. Comece pela primeira conta após o MERU, mas não inicie a conta pelo mesmo, ele é apenas uma referência.

É utilizado na prática de contemplação de gratidão
A mão direita deve segurar o objeto entre os dedos médio e polegar. O polegar movimenta as contas e deve-se evitar ao máximo tocar o dedo indicador no cordão, pois na tradição yogi o indicador representa o ego.

Sente-se em uma postura confortável, feche os olhos e, segurando o japamala em ambas as mãos, canalize sua energia e a intenção que você quer direcionar ao seu japamala. Preste atenção na respiração e na canalização da energia. Após alguns instantes seu japamala já terá recebido a ativação.

Muito usado no budismo e no hinduísmo, a versão tradicional é feita com sementes da árvore rudraksha, conhecidas na Índia como lágrimas de shiva. Mas também dá pra achar japamalas feitos de cristal, madeira e até mesmo ossos de animais. Todos eles têm uma peça principal, chamada Meru.

Quando não estiver em uso, guarde seu Japamala em um espaço especial, limpo e de preferência sagrado. Um ótimo lugar para guardar é em um altar pessoal ou estátua de uma divindade. Mais importante, armazene em um local cheio de amor, paz e devoção.

“Divino criador, pai, mãe, filho – todos em um. Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, pedimos o Seu perdão.

A menos que você o esteja usando como acessório, evite mostrar seu japamala para outras pessoas e, sempre que possível, mantenha a o meru escondido da vista. Tire seu japamala em momentos mais íntimos (ao fazer totó, sexo ou ao dormir).

A limpeza pode ser feita, usando cristais como drusas, quartzo e placa de selenita, basta deixar em cima por algumas horas. Limpeza com terra: Se o seu Japamala for de cristal: A terra é um dos mais eficazes e consiste apenas em deixar os cristais sobre a terra, ou em um vaso de plantas.

Sua principal função é contar mantras, orações ou intenções. Além disso, também pode ser usados para respirações ou em uma meditação de gratidão. Geralmente, um japamala contém 108 contas. Ele costuma ser comprido o suficiente para ser usado como colar.

Um japamala autêntico, seguindo a tradição, deve ser feito com contas de madeira, sementes ou pedras. Na Índia são bem populares os japamalas que levam frutos de rudraksha (árvore), que têm a qualidade de durar séculos, podendo ser passados de geração em geração.

O Japamala pode ser utilizado durante a meditação para estabelecer maior foco e conexão com o momento. Muito presente nas aulas de meditação e de yoga, o Japamala é um cordão sagrado feito com 108 contas, muito utilizado nas culturas hindus e conhecido no Ocidente como rosário.

realmente. usar o Japão em todos os ambientes que você quiser. o único cuidado que você deve ter com a higiene né eu japamala ele não pode ser lavado em Água né. então é muito importante não sujar o Japão então.

Para os mais espiritualizados, é indicado que as quatro frases (“sinto muito”, “por favor, me perdoe”,”eu te amo” e ”sou grato)” sejam repetidas 108 vezes. Isso porque 108 é um número considerado sagrado e que potencializa o resultado do ho'oponopono.