Qual é a principal característica da espiritualidade?

Perguntado por: lferrari . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Espiritualidade pode ser entendida como o conjunto de crenças que traz vitalidade e significado aos eventos da vida. É a propensão humana para o interesse pelos outros e por si mesmo. Ela atende à necessidade de encontrar razão e preenchimento na vida, assim como a necessidade de esperança e vontade para viver.

O termo espiritualidade vem do latim spiritus ou spirituali, significa sopro, respiração, ar ou vento, e nela se reflete a busca de significados, de conceitos que transcendem o visível, num sentido de conexão com algo maior que si próprio, incluindo ou não a participação religiosa (Guimarães; Avezum, 2007).

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  • 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  • 2- Ser grato. ...
  • 3- Praticar o perdão. ...
  • 4- Oração. ...
  • 5- Dialogar com Deus.

Para os gregos, espiritualidade referia- se a uma experiência contemplativa pela qual se alcançava o conhecimento verdadeiro das coisas. Similarmente, Nietzsche defende a contemplação filosófica e espiritual como forma de vencer a su- perficialidade do mundo moderno.

A religiosidade pode ser uma maneira da espiritualidade se manifestar, mas não é a única maneira, ou seja, do mesmo modo que há pessoas de intensa religiosidade e pouca espiritualidade, há pessoas de nenhuma religiosidade, como um ateu ou um agnóstico, por exemplo, que podem manifestar uma intensa espiritualidade.

Espiritualidade deriva do termo latino spiritualis que, por sua vez, advém da palavra grega pneuma (espírito).

Tendência da alma a viver uma vida espiritual.

A tríade: corpo, mente e alma.

A espiritualidade envolve seguir o caminho do bem, com ética, com o fato de se preocupar com os outros, com a capacidade de se relacionar com “um ser superior”, ouvir as pessoas e suavizar relações, tem haver com valores (estes que por sua vez o mundo moderno está deixando cada vez mais de lado).

Não estando circunscrito a uma determinada região, o plano espiritual interpenetra as esferas físicas, desdobrando se em toda parte da Terra: nos lares, na sociedade, nas vias públicas, na natureza; em todo lugar enfim encontram se os Espíritos desencarnados em incessante atividade.

A espiritualidade constitui-se uma dimensão humana e mostra-se propiciadora de sentido para a vida, à medida que favorece, através desses aspectos citados por Frankl, a busca e o sentido transcendente, que é irrepetível.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

É uma visão quase concordista que acredita que a convergência entre o pensamento científico e a espiritualidade não apenas é inevitável, como já está em curso. Nos EUA, onde essa corrente surgiu, recebeu o apelido de “misticismo quântico”.