O que é um médium no espiritismo?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 19 votos

O médium será considerado apto a se integrar ao grupo mediúnico quando: já consegue discernir, de forma geral, as ideias que lhe são próprias e as que são oriundas dos Espíritos comunicantes; apresenta bom controle (educação) emocional e psíquico, conduzindo-se com respeitabilidade durante as manifestações dos ...

Como é mais sensível do que os outros, até porque na maioria dos casos ele vê espíritos, ocorre com mais frequência as flutuações de humor, além de vivenciar situações estranhas e aflitivas. Depois, ao estudar a doutrina, tem condições de entender seu processo mediúnico e desenvolvê-la em centros espíritas.

Médium é todo aquele que serve de intermediário entre o mundo espiritual e o corpóreo. Ser médium é ser cooperador da Espiritualidade, pois, por seu intermédio, os Espíritos se manifestam entre os homens.

O médium possui uma responsabilidade maior do que uma pessoa comum. O dever de todo médium é amar, respeitar o próximo, doar seus ouvidos e consolar os que necessitam. Deve aperfeiçoar a moral dos homens e lembrar que todos nós estamos sujeitos a lei do karma, da causa e do efeito.

A certeza de que você é médium
Os principais sinais de que você possui mediunidade ostensiva são: Vidência espiritual comprovada; Audição espiritual comprovada; Transe psicográfico – quando se escreve mensagens ditadas pelos espíritos (Chico Xavier é o maior exemplo, tendo psicografado mais de 400 livros);

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Quem é um trabalhador da luz procura constantemente a evolução, quer se tornar um ser humano melhor e ajudar os outros a alcançarem o mesmo. Procuram cercar a sua vida de inspiração, de positividade e de atividades engrandecedoras na forma física, mental e espiritual.

  • MÉDIUNS EFEITOS FÍSICOS.
  • MÉDIUNS SENSITIVOS.
  • MÉDIUNS AUDIENTES.
  • MÉDIUNS FALANTES.
  • MÉDIUNS VIDENTES.
  • MÉDIUNS SONÂMBULOS.
  • MÉDIUNS CURADORES.
  • MÉDIUNS PNEUMATÓGRAFOS.

Mediunidade é instrumento que auxilia cada pessoa na construção do novo, através do rompimento de seus limites, ampliando a visão de si mesmo, dos outros, da natureza, de Deus. Mediunidade é expressão de identidade, é sintonia e troca de experiência. Mediunidade é interação entre os polissistemas material e espiritual.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Por exemplo: nossos pensamentos negativos e obsessivos quando muito constantes se transformam em uma energia mais densa. Desse modo, essa energia pode ficar impregnada num ambiente ou no seu campo energético, agindo como um encosto.