O que a Bíblia diz sobre falsos deuses?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.

Ele salientou que os falsos deuses ou ídolos incluem “tudo o que induz uma pessoa a afastar-se de seu dever, da lealdade e do amor e serviço a Deus”.

Os Deuses do Velho Testamento, entre outros: Anjos, Glória, Espíritos, Filhos dos Deuses, Deus dos Exércitos, Javé etc. Entre os Deuses não da Bíblia, mas citados por ela, destacam-se Baal e Oannes, rei da Mesopotâmia – muito estranho, pois era anfíbio e dormia dentro d'água.

4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem; 6 Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram; 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

“Pois o SENHOR, seu Deus, é Deus dos deuses e Senhor dos senhores. É o grande Deus, o Deus poderoso e temível, que não mostra parcialidade e não aceita subornos.

Declaramos que as escrituras ensinam claramente que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas separadas e distintas, três seres divinos.

Das grandes profundezas de sua sabedoria, Aleteia respondeu, 'Entre as pessoas de idade, havia mentiras apenas entre alguns, mas agora elas se espalharam por toda a sociedade humana!'

Yahweh

E é precisamente isso que Deus anunciou a Moisés e memorizou em seu nome Yahweh, conforme definido pelo verbo ehyeh .

1. [ Religião ] Ser supremo.

As conclusões ainda são preliminares, mas há bons indícios de que Javé é uma fusão entre um deus idoso e paternal e um jovem deus guerreiro, com pitadas de outras divindades – uma delas do sexo feminino.

Isso teria feito com que, ao longo do tempo, as imagens e esculturas de santos fossem concebidas como pessoas vivas, que falam aos homens, se movem, sangram, choram, curam milagrosamente as doenças que os devotos lhes imploraram.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

as imagens não só recordam ao povo os benefícios e dons concedidos por Cristo, mas também expõem aos olhos dos fiéis saudáveis exemplos dos santos e dos milagres que Deus realiza com o fim de que a Ele dêem graças e regrem sua vida e costumes pelo exemplo dos mesmos santos e assim se voltem para adorar e amar a Deus, ...