Qual é o nome do símbolo do budismo?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Roda do Dharma

A Roda do Dharma é a representação do caminho Óctuplo que Buda ensinou após se tornar um ser iluminado.

A flor do lótus

A flor do lótus. É um símbolo não só do budismo mas de todo o oriente. Simboliza a pureza espiritual, que não é maculada pelo cotidiano, assim como as flores de lótus não se mancham com o lodo sobre o qual crescem.

Outra representação de Buda, era um trono vazio, a árvore Bodhi, ou a própria roda do dharma. Alterações dos mesmos símbolos também existem no Hinduísmo e no Janaísmo. Os Oito Símbolos Auspiciosos são os símbolos mais populares no budismo tibetano.

Os gregos utilizavam a suástica para adornar objetos do cotidiano. Para os budistas, o símbolo representa paz e prosperidade.

Os peixes dourados; o guarda-sol; a concha; a flor de lótus; a bandeira da vitória; o vaso de água benta; a roda do dharma e o nó sem fim exprimem o potencial humano e sua natural busca pela sabedoria e a compaixão. Perceber para apreender, apreender para transformar e iluminar.

O círculo Zen tradicionalmente simboliza “iluminação” ou “uma experiência plena de cada momento”. Ele abrange perfeito e imperfeito.

O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Ainda que as estátuas figurativas não revelem em plenitude a importância das cores na iconografia budista, elas são muito significativas nas imagens de Buda e mais conhecidas quando manifestas nas figuras de Amitabha (vermelho), Sangye Menla ou Buda da medicina (azul), Maitreya (verde) e Shakyamuni Buddha (amarelo).

Esta pequena flor tem significado importante na cultura oriental, na qual é comumente associada ao Buda. A planta significa pureza do corpo e da mente, e renascimento. Isso porque, embora cresça na lama, ela se torna uma bela flor: o caminho para purificação em meio às impurezas mundanas.

Usnisa é a protuberância na cabeça de Buda que caracteriza uma de suas 32 iconografias.

Atualmente, existem cerca de 500 milhões de seguidores do Budismo no mundo, concentrados principalmente no Japão, China, Tibete e Tailândia. No Brasil, existem cerca de 245 mil budistas.

Por outro lado, em termos relativos, as maiores populações budistas estão na Tailândia, Camboja e Mianmar, todos com mais de 80% de suas respectivas populações professando o Budismo.

A suástica usada na arte e escultura budistas é conhecida dentro da língua japonesa como manji (que, literalmente, pode ser traduzido como: 'caractere chinês para eternidade' - 万字), e representa o Dharma, a harmonia universal, o equilíbrio dos opostos.

Suástica é um símbolo místico que originalmente representa a busca pela felicidade, salvação e boa sorte. A suástica é formada por uma cruz com as suas extremidades curvadas e posicionada em torno de um centro estático. Em algumas culturas a suástica representa o conceito do movimento cíclico e de regeneração da vida.

O principal símbolo pelo qual o nazismo ficou conhecido foi a suástica, também conhecida como cruz gamada ou cruz grega de braços iguais. Entretanto, existem inúmeros vestígios de que há milhares de anos antes de os nazistas adotarem a suástica como símbolo, ela era utilizada por outros povos.