Onde vive a cobra urutu Cruzeiro?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Distribuição: Centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Hábito de vida: Podem ser diurnas ou noturnas. Características gerais: Conhecida popularmente como cruzeira ou urutu, é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta.

Locais com roedores atraem répteis.

Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada. Assim como para qualquer acidente causado por serpentes, a vítima deve manter-se calma, beber bastante água, não ingerir bebidas alcoólicas e procurar, imediatamente, um hospital.

A urutu é um réptil ofídio da família Viperidae - a mesma da jararaca, cascavel e surucucu - que ocorre no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina.

Os efeitos após a picada da urutu são principalmente hemorrágicos, locais ou sistêmicos. Quando são sistêmicos, podem produzir toxicidade no rim, levando à falência renal, e hemorragia no cérebro ou nos pulmões.

Embora as preferências de cheiros possam variar entre as espécies de cobras, o alho, a cânfora, a naftalina e o óleo de cedro são odores que geralmente não são apreciados por esses répteis. Ao utilizar essas substâncias em locais estratégicos, é possível criar um ambiente menos atraente para as cobras.

O que fazer em caso de acidente com serpentes

  1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
  2. Manter o paciente deitado.
  3. Manter o paciente hidratado.
  4. Procurar o serviço médico mais próximo.
  5. Se possível, levar o animal para identificação.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Brasil: 223 comprados. 5 veículos de ambulância e engenharia em serviço ao final de 2022; demais substituídos pelo Guarani.

Os filhotes nasceram com 15 centímetros de comprimento e apenas 10 gramas de peso. A cobra, que é venenosa, tem esse nome por apresentar, quando adulta, um desenho no formato de cruz no dorso da cabeça.

A urutu cruzeiro preta é muito conhecida pela coloração escura e um símbolo muito semelhante a uma cruz, que carrega na cabeça. Muito peçonhenta, costuma se esconder e espreitar possíveis ameaças. Caso se sinta ameaçada, morderá a vítima. Já o tipo do brejo recebe esse nome justamente pelo local onde é encontrada.

- A cobra urutu cruzeiro vive, em média, vinte anos. - Possui as presas vasadas por canais, utilizados para inocular o veneno, que é produzido pelas glândulas. - Seu período de atividade é crepuscular (no final da tarde) e a noite.