Onde surgiu o prato baião de dois?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

ensinou o passo a passo da receita dele. O baião de dois nasceu no sertão do Ceará. É o casamento do arroz com o feijão fradinho. A carne-seca, o queijo-coalho e a manteiga de garrafa também não podem faltar nesse prato autêntico nordestino.

A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga.

A origem do nome "baião de dois" tem relação com o baião, dança típica do nordeste do Brasil, sendo que o numeral refere-se à combinação que é a base do prato, o arroz com feijão.

O nome “baião” deriva de uma dança típica, um ritmo musical que foi muito difundido por Luiz Gonzaga, que ficou conhecido nacionalmente como “O Rei do Baião”. O Baião de Dois é um prato completo, ou seja, não precisa de acompanhamento.

O feijão tropeiro é um prato típico da culinária mineira e paulista, mas você conhece a origem do prato? Desde o período colonial, o transporte de diversas mercadorias era feito por tropas a cavalos ou em lombos de burros. Esses animais eram guiados por homens denominados “tropeiros”.

O Baião é um ritmo de música e dança popular da região Nordeste, que surgiu no século XIX e era bastante popular com as camadas menos favorecidas da população do meio rural e da zona praieira, conhecida como “canalhada”.

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.

os pratos típicos do Nordeste são: Tapioca; Acarajé; vatapá; Moqueca de peixe; ostra e camarão; Buchada de Bode; Baião de Dois; Macaxeira (conhecida em outros Estados brasileiros como "aipim ou mandioca"); Mariscos e Moluscos; Lagosta; Fritada de siri; Paçoca de carne; Caruru; Carne-de-sol; Queijo Coalho e Cuscuz de ...

Principais características do baião:
O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, sanfona, triângulo, zabumba, flauta doce e acordeom. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.

O baião de dois, prato típico do Ceará, é muito consumido e adorado na região Nordeste e alguns lugares do Norte do país, como Acre, Amazonas, Pará e Rondônia. Preparado tradicionalmente com feijão-verde (preferencialmente) e arroz, a mistura também pode levar queijo coalho.

Fish stew, crab and the traditional ballad two are among the delicacies.

Side Dishes - Baião de Dois

  1. White Rice.
  2. Baião de Dois. (Typical noon-meal dish: Rice and Black-eyed pea together. ...
  3. Cebola à Dorê (Slightly Fried Cooked Onions)
  4. Farofa de Ovo com Banana. (Egg Farofa with Banana)
  5. Feijão de Corda. (Black eyed-beans)
  6. Feijão Tropeiro. ...
  7. Paçoca de Carne de Sol. ...
  8. Purê de Aipim.

Portugal

O arroz carreteiro, arroz de carreteiro ou, simplesmente, carreteiro é originário do Rio Grande do Sul, mas se tornou muito popular em Minas Gerais, quando os tropeiros gaúchos levavam charque para ser vendido em Minas.

Brasil

O baião é uma dança típica do nordeste brasileiro. Recebeu influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.