Onde se mede a febre?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 11 de julho de 2023
3.9 / 5 19 votos

A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto. O valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre. Ao realizar a medição, evite ambientes muito quentes.

A via de mensuração mais usada é a axilar e, embora seja mais fácil de medir (em comparação com registros orais ou retais), é uma estimativa menos precisa da temperatura interna corporal e tem forte influência de fatores do meio ambiente.

Como medir febre?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

→ A medida da temperatura com termômetro digital deve ser feita na região da testa!

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

É possível medir a temperatura em três locais do corpo:

  • Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
  • Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. ...
  • Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado.

Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura; Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Os médicos estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula ou estado febril: De 37,3ºC a 37,ºC; Febre: Acima de 37,8ºC. Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39ºC.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.

A febre baixa, que compreende temperaturas entre 38,1º e 39º, não requer tratamento imediato quando o paciente apresenta bons sinais clínicos. Isso porque a variação da temperatura do corpo acima do normal, por si só, não indica uma infecção grave, sendo apenas um mecanismo de defesa do organismo contra a infecção.