Onde o baião surgiu no Brasil?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

O Baião é um ritmo de música e dança popular da região Nordeste, que surgiu no século XIX e era bastante popular com as camadas menos favorecidas da população do meio rural e da zona praieira, conhecida como “canalhada”.

O Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste. Nasceu na década de 1940 e exerce influência até hoje no trabalho de músicos que vêm dessa região do país.

O baião é um gênero musical brasileiro que tem suas origens nas danças africanas e indígenas deste país. Desenvolveu-se como uma dança popular durante o século XX, fornecendo, posteriormente, a base para obras de compositores eruditos nacionais.

O baião é tanto um tipo de dança quanto um gênero musical criado no Nordeste. O principal nome do ritmo é Luís Gonzaga, cantor e compositor de destaque na música brasileira.

O baião é uma dança típica do nordeste brasileiro. Recebeu influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.

O Baião é um ritmo de música e dança popular da região Nordeste, que surgiu no século XIX e era bastante popular com as camadas menos favorecidas da população do meio rural e da zona praieira, conhecida como “canalhada”.

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.

Este trabalho documenta a história do baião desde as suas origens africanas até a popularização do estilo por Luís Gonzaga, considerado o compositor mais importante do gênero.

O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano“.

Câmara Cascudo

A origem cearense da iguaria é atestada pelo folclorista Câmara Cascudo, citando como referência a obra de 1940, Liceu Cearense, de Gustavo Barroso. O baião, por ser uma mistura de dois elementos da culinária brasileira apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, é muito comum em áreas rurais.

Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano”, cujo nome é corruptela.

lundu

Não é possível definir exatamente as origens da música no país, afinal, os indígenas já tinham suas manifestações artísticas antes da colonização. Contudo, considera-se o lundu como o primeiro ritmo musical brasileiro, de origem africana e tradição popular.

Samba

Samba - história - Ritmo é o mais famoso do Brasil.

O baião possui um ritmo binário (dois tempos), bastante caracterizado pelo toque do zabumba: um golpe grave no primeiro tempo (marcação) e um agudo no segundo tempo (contramarcação). Curiosidade: No Nordeste existe um prato típico da culinária chamado "Baião de Dois".

Luiz Gonzaga do Nascimento

Luiz Gonzaga do Nascimento foi um cantor, compositor e músico brasileiro. Por ter sido responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, ficou conhecido como o Rei do Baião. Ele cantava acompanhado da sua inseparável sanfona e levou o baião, o xaxado, o xote e o forró para todo o País.

A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.