O que se come no café da manhã na Bahia?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Fazem parte do café da manhã e do lanche da tarde o cuscuz e as tapiocas com recheios doces ou salgados. Sucos e sorvetes de frutas como coco, cajá, caju, buriti, cacau, pitanga, umbu, cupuaçu e maracujá completam o menu.

É comum encontrarmos tapioca, raízes como o inhame e a mandioca, carne seca ou de sol, cuscuz de milho (servido com leite, ovo ou manteiga). Também vemos a tradição do Pão Delícia e do Bolo baiano muito presentes na mesa de café da manhã na Bahia.

Acarajé

O Acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Vatapá O vatapá é mais um que não pode faltar quando falamos sobre quais são as comidas típicas da Bahia. O creme é feito com leite de coco, pão francês, castanha de caju, amendoim, gengibre, camarão e farinha.

Doces típicos da Bahia: conheça 5 sobremesas baianas

  • Quindim de iaiá De origem portuguesa, o quindim de iaiá é uma sobremesa típica da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros. ...
  • Arroz-doce. O arroz-doce tem sua origem em terras asiáticas, sendo preparado apenas com açúcar e leite. ...
  • Baba de moça. ...
  • Cocada.

Eles apreciam comidas típicas da Bahia como o vatapá, caruru, acarajé, coco, cocada e farofa de carne seca. Os Baianos vêm em missão de alívio ao sofrimento e como orientadores espirituais.

Os principais ingredientes são pão francês, leite de coco, amendoim, castanha de caju, farinha de mandioca, gengibre e camarão. E é claro que também vai azeite de dendê, como você pode ver pela receita completa e modo de preparo no vídeo acima.

1. Churrasco: um dos principais pratos da culinária da região sul, o churrasco teve origem nos países dos pampas do Sul da América Latina. Hoje, o prato ganhou o gosto do país inteiro e pode ser preparado com diferentes carnes, acompanhado de farofa, pão francês, salada de batata, entre outros.

Cultura da Bahia
O estado da Bahia é detentor de uma rica cultura, formada a partir da influência indígena, europeia e, principalmente, africana. Tais aspectos são evidenciados nos costumes do dia a dia, na gastronomia, nas danças e festas populares, na música e até mesmo na religiosidade.

Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

Em Ilhéus, as opções de comida são bem variadas, vai desde o típico acarajé, passando pelos frutos do mar na beira da praia, petiscos tradicionais de barzinhos, chegando até aos hambúrgueres artesanais.

Bobó de Camarão
O aspecto final lembra uma moqueca, só que mais densa e saborosa. A principal diferença entre esse prato e a moqueca, é que o bobó tem mandioca, mas aqui na Bahia é aipim mesmo!