Onde fica o emissor?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para encontrar o órgão emissor na identidade, basta verificar as letras que constam na sigla junto ao Estado, como apresenta a imagem abaixo. Por exemplo, uma Carteira de Identidade emitida pela SSP de São Paulo será "SSP-SP", de Minas Gerais será "SSP-MG", etc.

Também conhecido como órgão expedidor, é a instituição responsável por emitir documentos como carteira de identidade, passaporte, CFC e outros. Geralmente, a instituição é a Secretaria Pública (SSP) do estado em que o documento foi emitido.

Na área da comunicação, o emissor é a pessoa que enuncia uma mensagem num ato comunicativo. Noutros termos, o emissor envia uma mensagem ao receptor, o qual está em condições de a processar e de a interpretar.

Ao consultar o Registro Geral (RG) de uma pessoa, pode-se encontrar a sigla SSP seguida de um estado brasileiro. Essa sigla se refere à Secretaria de Segurança Pública, órgão responsável pela coordenação e gestão das atividades de segurança pública no estado.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.

Na Cédula de Identidade brasileira, a data de emissão também pode ser chamada de data de expedição. A sua localização fica no canto superior direito do verso do RG, assim como as demais informações básicas sobre o cidadão.

Data de Emissão: o que é, significado e onde fica Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.

Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros. Receptor: denominado de interlocutor ou ouvinte, o receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

Também chamado de falante ou locutor, o emissor é aquele que transmite a mensagem. Ou seja, é o sujeito que se manifesta por meio do código escolhido por ele e envia a mensagem ao receptor. Assim, o emissor pode ser o primeiro elemento da comunicação que inicia o processo comunicativo.

Emissor – é aquele que emite, ou seja, que pronuncia ou envia uma mensagem. Também é chamado de remetente. Receptor – é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor.