Quanto tempo dura vômito?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Os vómitos são causados por irritação do estômago e do aparelho digestivo resultante de uma infecção viral conhecida pelo nome de gastroenterite (vírus no estômago). Os vómitos duram geralmente apenas um ou dois dias, embora possam durar mais tempo.

Às vezes, passa rápido. Outras vezes, demora algumas horas. Mas pode durar mais tempo. Quando a náusea causa vômitos repetidos ao longo de vários dias, pode resultar em desnutrição grave, desidratação e desequilíbrio em alguns dos compostos químicos, chamados eletrólitos, no sangue.

Primeiramente você deve descansar o estômago por algumas horas e não comer nada sólido e beber apenas líquidos claros. Um pouco mais tarde você pode comer comidas leves e suaves que são fáceis de digerir. Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros.

Para alívio dos sintomas de enjoo e ânsia de vômito, temos os anti-histamínicos, como o dimenidrinato, difenidramina ou o meclizina. Outra opção são os remédios com função antiespasmódica, pois eles reduzem os espasmos da musculatura do intestino, agindo tanto na dor, como também na sensação de enjoo.

A diarreia pode ser aquosa ou conter muco e sangue, e os vômitos podem ser frequentes. A virose gastrointestinal pode durar de alguns dias a uma semana, e em alguns casos pode ser grave, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Quando consultar um médico
Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Dramin é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral. Nesse caso, ele também pode ser utilizado para casos de vômitos e enjoos da gravidez. Adicionalmente, é utilizado no pré e pós-operatórios, depois de radioterapia e tratamento das labirintites e vertigens.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação. Além disso, os chás de camomila, gengibre e de pêssego sem açúcar são ótimos aliados para hidratar o organismo.

Algumas opções são: chá de gengibre, de camomila, de limão com mel, de erva-doce, de menta e de alcaçuz.

Se o vômito for logo em seguida à medicação, aguarde de 30 a 40 minutos e repita. Evite medicar a criança com vários remédios de uma vez, pois se ela vomitar você perderá todos eles. Às vezes a criança apresenta uma intolerância a um dos remédios e com isso acaba perdendo todos os medicamentos.

Esses dois males têm muitos sintomas em comum: enjoo, vômito, diarreia, febre, calafrios e dor de barriga e músculos. Mas há algumas diferenças e é bem possível percebê-las. Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias.

Os primeiros sintomas podem ocorrer horas após a ingestão do alimento contaminado, no entanto, em casos extraordinários, podem levar dias ou até semanas para que os incômodos apareçam. O ciclo da intoxicação alimentar pode durar de 2 dias a 2 semanas, tudo dependerá do organismo contaminado.

Dor de cabeça; Vômitos e enjoo excessivo; Mal-estar geral; Fezes líquidas mais de 3 vezes por dia.