Onde fica o centro da tosse?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os impulsos da tosse são transmitidos pelo nervo vago até um centro da tosse no cérebro que fica difusamente localizado na medula. A via aferente é composta por fibras nervosas sensoriais vagais, que estão localizadas no epitélio ciliado das vias aéreas superiores e ramos cardíacos e esofágicos a partir do diafragma.

A tosse é uma reação do organismo a qualquer invasão de partículas externas nas vias respiratórias. Quando inspiramos, o ar passa pelas narinas, garganta e traqueia, até atingir os pulmões. Todo este sistema é revestido de cílios que ajudam a “limpar” o ar e evitar a passagem de agentes externos.

Quando algo irrita a garganta ou as vias aéreas, o sistema nervoso envia um alerta ao cérebro. O cérebro, por sua vez, responde fazendo com que os músculos do tórax e do abdômen se contraiam e liberem uma rajada de ar — o que é a tosse em si — a fim de se livrar do agente invasor.

A tosse seca é a expulsão rápida de ar pelos nossos pulmões e garganta, sem a presença de catarro. O objetivo é limpar as vias respiratórias de qualquer partícula ou micro-organismo prejudicial. Esse é um tipo de tosse mais incômoda, pois a falta de lubrificação faz a garganta ficar irritada e dolorida.

Tosse é a expulsão súbita e forçada de ar dos pulmões. É uma das razões mais comuns que levam as pessoas a consultar um médico. A função da tosse é limpar o as vias aéreas e proteger os pulmões contra materiais e partículas inaladas.

Os receptores da tosse podem ser encontrados em grande número nas vias aéreas altas, da laringe até a carina, e nos brônquios, e podem ser esti- mulados por mecanismos químicos (gases), me- cânicos (secreções, corpos estranhos), térmicos (ar frio, mudanças bruscas de temperatura) e infla- matórios (asma, fibrose ...

Tome chás com ingredientes capazes de aliviar o incômodo
Um bom chá de ervas pode acabar com a tosse, basta contar com os ingredientes certos. Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Além das gripes e resfriados, também pode estar relacionada a outras questões pulmonares e respiratórias, como bronquite, rinite, asma, pneumonia, ou ainda a doença do refluxo gastroesofágico (também conhecida como refluxo ácido). Na maioria dos casos, o sintoma não é motivo de preocupação.

A tosse pode ser causada por gripes, resfriados, reações alérgicas e por qualquer situação que leve à irritação na garganta e à presença de corpos estranhos no local, resultando em um reflexo muscular que expele rapidamente ar, saliva e qualquer invasor alojado na região.

Além da loratadina, outros antialérgicos para tosse são a cetirizina e a fexofenadina, mas outros medicamentos também podem ser recomendados, como é o caso do dextrometorfano (supressor da tosse), da codeína (supressor da tosse - requer prescrição médica), da acetilcisteína (mucolítico) e da guaifenesina (expectorante) ...

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

Outro método comum de como aliviar a tosse noturna está no gargarejo de água morna com uma pitada de sal, ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, que também ajuda a eliminar germes e afinar a secreção acumulada na garganta. Nesse período, também é importante preferir o consumo de alimentos e bebidas quentes.