Onde fica localizado o catarro da sinusite?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Mas, afinal de contas, se ela afeta os seios nasais, como a sinusite dá tosse? A resposta pode estar no chamado gotejamento pós-nasal, que acontece quando o catarro em excesso escorre pelo duto nasal na parte posterior da garganta, próximo a faringe.

“O muco gerado nas vias aéreas superiores (nariz e garganta) pode escorrer pela parte posterior da garganta, entrar na traqueia e chegar até os pulmões. Em casos mais intensos, o muco da gripe pode ser produzido na região dos brônquios, que já são as vias aéreas dentro dos pulmões”, explica.

Sintomas comuns incluem congestão nasal, dor de cabeça, dor facial e febre. O tratamento varia de acordo com a causa e pode envolver hidratação, repouso, descongestionantes, analgésicos e, em casos de infecções bacterianas, antibióticos prescritos por um médico.

Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

7 medidas contra a sinusite: truque no banho quente e outros que aliviam muito

  1. Banho quente. ...
  2. Infusões. ...
  3. Compressas quentes. ...
  4. Dormir com a cabeça elevada. ...
  5. Massagem facial. ...
  6. Lavagem nasal. ...
  7. Beber muito líquido.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

O antibiótico de primeira linha é amoxicilina/clavulanato, com doxiciclina ou fluoroquinolonas respiratórias como alternativas.