Onde fica localizada a hidrocefalia?
Hidrocefalia (hidro = água + céfalo = cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo) e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges.
Onde fica a hidrocefalia
A hidrocefalia implica uma quantidade excessiva de LCR (líquido cefalorraquidiano) dentro das cavidades do cérebro, conhecidas como ventrículos.
Quais os três tipos de hidrocefalia
A hidrocefalia é o aumento dessas cavidades e pode ser comunicante ou obstrutiva. A hidrocefalia comunicante ocorre quando há alteração na produção (aumento) ou na absorção (redução) do líquor.
Como a hidrocefalia se manifesta
Nessas crianças a hidrocefalia se manifesta principalmente pelo aumento desproporcional do tamanho da cabeça, por que as fontanelas, ou “moleiras”, ainda não estão fechadas, permitindo assim o crescimento da cabeça causado pelo aumento da pressão dentro do crânio.
Quem tem hidrocefalia sente dor
Em crianças pequenas o aumento da pressão intracraniana provoca irritabilidade, amplia o tamanho do crânio, choro fácil e recusa de alimentação. Em crianças um pouco maiores e em adultos causa dor de cabeça, alterações visuais, náuseas e vômitos.
Tem como reverter a hidrocefalia
O tratamento padrão atual para a hidrocefalia é a implantação cirúrgica de uma válvula. Uma válvula redireciona o líquido cefalorraquidiano para outra parte do corpo. Essa técnica permite que os ventrículos aumentados do cérebro retornem a um tamanho mais normal, em um esforço para aliviar os sintomas da hidrocefalia.
Qual é o exame que detecta a hidrocefalia
A hidrocefalia é diagnosticada através da avaliação neurológica clínica e estudo de imagens craniais tais como ultra-sonografia (US), tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) ou técnicas de vigilância de pressão entre outros.
Qual o motivo da hidrocefalia
O que causa a hidrocefalia? A hidrocefalia é causada por diferentes razões, principalmente em quadros de traumas cranianos, seja por doenças ou acidentes. Também é comum em quadros de oclusão da circulação do líquor.
Quando suspeitar de hidrocefalia
Deve-se suspeitar de hidrocefalia em crianças cujo perímetro cefálico e medidas antropométricas seriadas estejam acima do esperado para a idade, especialmente em neonatos.
O que leva a hidrocefalia
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.
O que causa hidrocefalia tem cura
A hidrocefalia não tem cura, mas pode ser administrada com terapias ao longo da vida. Bebês que nascem com a congênita, crianças ou adultos que a desenvolvem geralmente precisam de tratamento imediato para reduzir a pressão no cérebro. Se a hidrocefalia não for tratada, o aumento da pressão causará danos cerebrais.
Quem tem hidrocefalia pode ter uma vida normal
Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.
O que é hidrocefalia benigna
A hidrocefalia externa benigna (HEB) é uma condição classicamente autolimitada caracterizada por macrocefalia em crianças combinado com achados radiológicos de aumento do espaço subaracnoide, podendo ou não possuir dilatação ventricular.
Quantos anos pode viver uma pessoa com hidrocefalia
As crianças com hidrocefalia têm expectativa de vida normal, mas são mais propensas a ter dificuldade de aprendizado ou demoram mais tempo que as crianças normais para andar, falar, etc.