Onde está Plutão hoje?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.

Vale lembrar que Plutão é um planeta que fica anos em um signo, variando bastante de período por onde já passou, ultrapassando 10 ou 15 anos naquele signo. Em 2023, ele chegou a Aquário, onde deve voltar ainda este ano e ficar definitivamente apenas a partir de novembro de 2024.

Então, tivemos um vislumbre do que serão os próximos 20 anos com Plutão em aquário de março até agora. Neste domingo (11), o pequeno e poderoso planeta retorna a capricórnio, onde fica por sete meses (até 20/02/2024).

Esse debate chegou ao fim em 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) definiu alguns requisitos para um objeto ser considerado um planeta, o que rebaixou Plutão à categoria de planeta anão.

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Por isso, é um trânsito que promete profundas mudanças na sociedade. Mas a mudança ocorrerá em etapas: Plutão fica quase três meses em aquário este ano, depois nove meses no início de 2024 e, a partir de novembro de 2024, o planeta fica definitivamente no signo por 20 anos.

(11/06/2023)

O poderoso trânsito de Plutão em Capricórnio retorna às nossas vidas no domingo (11/06/2023), trânsito que vai durar sete meses (até 20/02/2024). Depois, o planeta volta para Aquário por mais um tempo e então passará seus últimos momentos em Capricórnio, de 19/11/2024 a 08/03/2025. Plutão é um planeta poderoso.

Capricórnio - 2024
Não será por muito tempo este ano, mas, quando Plutão começa a deixar um signo, ele começa também a mostrar algumas de suas riquezas.

As pessoas nascidas durante Plutão em Capricórnio sofrem a pressão esmagadora do impulso e da obstinação compulsiva em gerenciar, dirigir e controlar por meio de seus negócios, imagem e exercício de ambições pessoais.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.