Onde é aplicada a anestesia para cirurgia de catarata?

Perguntado por: apadilha3 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

No método tradicional de anestesia, uma injeção é realizada próximo ao globo ocular (anestesia peribulbar), o que provoca paralisia da musculatura e anestesia do nervo óptico, fazendo com que seja necessário uso de curativo até o dia seguinte após a cirurgia.

A anestesia peribulbar é realizada através da injeção do anestesico ao redor da orbita no equador (meio) do globo ocular. A anestesia retrobulbar é realizada através da injeção do anestesico na orbita, numa posição mais atrás do globo ocular, próximo da inervação sensitiva e motora do olho.

Uma anestesia local é um tipo de medicação que impede que sinta dor. Para a sua cirurgia ocular, pode ser aplicado em forma de gotas oftálmicase/ou injeções. Depois de ter a anestesia local, ainda estará desperto e consciente do que lhe está a acontecer. O objetivo é que não sinta dor durante a operação.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas.

A cirurgia é indolor, pois é aplicado o colírio anestésico, cujo efeito dura cerca de 45 a 60 minutos. Depois deste tempo, os olhos do paciente podem ficar sensíveis por alguns dias. O oftalmologista prescreverá um colírio antiinflamatório para facilitar a recuperação.

Recomenda-se repouso após a cirurgia de catarata e retorno ao trabalho depois de 7 dias. A visão pode ficar um pouco embaçada e geralmente melhora dentro de cinco dias, mas atividades leves, como assistir TV ou enviar mensagens de texto no telefone, podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.

Anestesia local pode ser tópica através de gel ou spray contendo anestésico local (mucosa do nariz, boca, árvore traqueobrônquica, esôfago e trato geniturinário) ou por infiltração (injeção de anestésico diretamente na pele e subcutâneo).

A anestesia local é aplicada em uma região muito específica do corpo, ela não compromete a consciência e é usada em cirurgias pequenas como procedimentos dentários, cirurgia do olho, nariz ou garganta. A anestesia local também pode ser usada em conjunto com outra anestesia, como a regional ou de sedação.

A aplicação é tão prática que, além de injetada, também pode ser feita via pomadas, cremes ou gel – mas apenas em casos de intervenções superficiais na pele ou mucosa. Independente da forma, é essencial que a substância atinja o local de ação estipulado, de forma que alcance a perda da sensibilidade dolorosa.