Onde é a dor de cabeça de estresse?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

A dor de cabeça pode aparecer por diversos motivos. Os altos níveis de estresse costumam causar tensão nos músculos dos ombros, do pescoço, do couro cabeludo e da mandíbula.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

A dor de cabeça tensional pode ser episódica (menos de 15 dias por mês) ou crônica (mais de 15 dias por mês). As dores de cabeça podem durar de 30 minutos a vários dias.

Como aliviar dor de cabeça tensional?

  1. Massagear a região da dor;
  2. Repousar;
  3. Aplicar compressas frias na testa ou mornas no pescoço;
  4. Adotar formas de relaxamento, como um banho quente, meditação, etc, pode ajudar a diminuir o desconforto.

As causas da dor são o estresse e a ansiedade. Ela vai de leve a moderada e incomoda bastante. A sensação é que uma faixa está apertando a cabeça, fazendo pressão.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Se os sintomas persistirem por mais de três dias, o recomendável é procurar um médico para identificar a natureza do problema com uma análise diagnóstica, realizada pelo médico.

Observe se a dor aumenta intensamente com movimentos, como se curvar, rolar na cama ou mesmo fazer força quando você está defecando. Pode não ser uma dor de cabeça comum se piorar muito quando você estiver deitado e melhorar quando estiver sentado ou em pé.

O estresse e a ansiedade estão entre os fatores que podem ocasionar uma dor de cabeça tensional imposta por uma sobrecarga emocional.

Pacientes relatam uma pressão forte, que pode se espalhar ou ficar em um foco específico, como a testa ou a nuca. Essa dor pode ter várias origens, mas o desencadeador mais comum é o estresse. Além dele, a ansiedade e a depressão são outros gatilhos para as dores de cabeça constantes.

O cortisol e a adrenalina são responsáveis por um aumento da frequência cardíaca que pode causar a dor de cabeça e outros sintomas da enxaqueca quando há uma contração dos vasos sanguíneos que irrigam a cabeça.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.