Onde é a dor de cabeça de AVC?

Perguntado por: iibrahim6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

“Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Ligue para os serviços de emergência, dores de cabeça muito intensa, podem sim ser indicativos de um AVC. Normalmente, você não terá sintomas se tiver um aneurisma, a menos que ele estoure. Neste caso, se um aneurisma estourar, você terá uma dor de cabeça terrível e repentina.

Diferença entre Enxaqueca e AVC
Os sintomas do AVC aparecem muito repentinamente, enquanto a enxaqueca com aura geralmente se desenvolve mais lentamente. Embora os sintomas possam se sobrepor, os sintomas da enxaqueca geralmente adicionam sensações, enquanto o acidente vascular cerebral as afasta.

Prevalência de CPSP entre pacientes com AVC
É uma dentre as várias dores pós-derrame, que também incluem dor de cabeça e dor musculoesquelética, especialmente a dor relacionada ao movimento anormal do ombro. “Há muitas causas para o aparecimento das dores pós-derrame e elas coexistem frequentemente em nossos pacientes.

Dor de cabeça persistente: Se você tiver dores de cabeça frequentes ou persistentes, que não melhoram com o tempo ou pioram, mesmo com tratamento, procure atendimento médico para avaliar possíveis causas subjacentes, como tumores cerebrais ou outras condições.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Cefaleia em salvas
Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.

A paralisia facial periférica, também conhecida por paralisia de Bell, é uma doença causada pela inflamação do nervo facial responsável por controlar a contração da musculatura do rosto. Isso faz que o nervo pare de funcionar parcial ou completamente.

Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.

Dor de Cabeça Progressiva e Apresentações Atípicas
Outro sinal de alerta é a dor de cabeça com apresentações atípicas. Dor de cabeça progressiva é a dor que começou, está crescendo, aumentando e ficando incapacitante. Isso é um sinal de alerta; não é para a pessoa ficar em casa querendo tomar mais e mais remédios.

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Essa sensação de dor de cabeça que não passa é definida por uma frequência diária ou quase diária, com crises que duram mais de quatro horas por dia e se manifestam em mais de 15 dias por mês.

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Todos os pacientes com deterioração neurológica súbita ou acidente vascular cerebral agudo (AVC) devem ser submetidos aos seguintes exames: tomografia de crânio (TC) ou Ressonância nuclear magnética (RNM). Além deles, deve ser avaliada a glicemia e a saturação do paciente com certa frequência.

AVC silencioso pode causar demência vascular ao longo do tempo. Boca torta, fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo e dificuldade para falar estão entre os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acendem um alerta de que é preciso buscar ajuda médica o mais rápido possível.