Pode massagear barriga de grávida?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O ideal é que a massagem não seja feita na região do abdômen para evitar o estímulo de contrações. Além disso, o melhor posicionamento é o de lado.

O mais indicado é que a massagem seja especial para gestantes, de preferência relaxantes, pois nem todos os tipos de técnica e posições são adequadas ao longo da gravidez e que seja um profissional especializado.

- Deslize as mãos na barriga com pressão muito pequena.
A segunda parte da massagem da grávida, que é feita na parte das costas, deve ser feita em uma cadeira comum. Você deve posicionar a cadeira de forma que possa circular envolta da grávida.

A resposta para sua pergunta: grávida pode usar roupa apertando a barriga, é não. O uso de peças apertadas não é recomendado para gestantes, pois pode prejudicar tanto a saúde da mamãe quanto do bebê.

Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é considerada uma corrente não recomendada para gestantes a fim de evitar efeitos adversos.

A gestante também pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de "amassar o bebê". Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga.

Cada semana do segundo trimestre da gravidez trará algo novo. Na 14a semana, por exemplo, seu bebê começará a praticar a sucção e o movimento de engolir (talvez comece até mesmo a chupar o dedo nesse estágio inicial), e as características faciais, como os olhos e as orelhas, começarão a tomar suas posições normais.

A massagem deve ser em movimentos circulares no sentido horário e com início na parte inferior da barriga.

Sim, massagear a barriga ajuda a diminuir a cólica e o inchaço. A massagem relaxa os músculos e ajuda a estimular o sistema digestivo.

  • Use a bola a seu favor. Com um colchonete estendido no chão, deite cautelosamente e posicione a tradicional bola de pilates embaixo das pernas. ...
  • Hora de elevar o quadril! ...
  • Alívio na lombar e no quadril. ...
  • Postura do gato. ...
  • Posição da criança. ...
  • Mobilização da pelve na bola. ...
  • Agachamento com cautela.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.