Como fazer uma bolsa de água quente para cólica?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Quem não tiver a bolsa de água quente ou algo parecido em casa pode fazer sua própria compressa: pegue uma toalha bem macia e a umedeça com água quente, depois torça o excesso de água e coloque a toalha quentinha sobre a região afetada pela cólica.

Tanto o calor quanto o frio podem te ajudar a melhorar as dores que se desenvolvem com a cólica. Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa.

Encha uma meia velha com arroz cru.
É o Método mais simples de fazer uma bolsa térmica reutilizável. Você precisará de uma meia velha, arroz cru, um forno de micro-ondas e material para costurar ou amarrar a meia.

Isso acontece devido ao relaxamento muscular proporcionado pelo calor e suas capacidades vasodilatadoras. Fazer compressas com uma bolsa térmica ou toalha molhada em água quente na região do ventre faz com que o útero fique mais relaxado e tranquiliza o fluxo sanguíneo, o que diminui a dor instantaneamente.

Agora, saiba como aliviar esse problema com 5 dicas!

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

13. Melhores posições para aliviar a cólica

  • Deitar-se de lado com as pernas dobradas, em posição fetal;
  • Deitar-se de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos perto do peito;
  • Outra opção é ajoelhar-se no chão, sentando sobre os calcanhares.

Como Fazer uma Compressa Quente

  1. Use uma toalha molhada em água quente ou uma bolsa térmica.
  2. Certifique-se de que a temperatura não esteja muito quente para evitar queimaduras na pele.
  3. Aplique a compressa quente na área afetada por 20 minutos.

Retire a Bolsa da água (sem usar objetos pontiagudos) e coloque em uma capa ou envolva em uma toalha, aplicando em seguida, na região desejada. Retire e teste antes de usar. Se necessário, aqueça novamente por mais 15 segundos. Distribua o calor antes de aplicar, pois o aquecimento pode não ser uniforme.

Para usar a bolsa térmica para compressas quentes é recomendado ferver 3 litros de água no fogo ou micro-ondas e, após desligar o fogo, mergulhar a bolsa na água quente durante 3 a 5 minutos, até que a temperatura desejada seja alcançada.

O estresse pode tornar os períodos mais irregulares, pois os hormônios interrompem o ciclo menstrual. Além disso, estudos apontam que estar excessivamente estressada também pode piorar as cólicas menstruais.

Para aliviar a cólica em minutos, escolha um lugar calmo e faça uma automassagem na região pélvica, com movimentos circulares em sentido horário durante três minutos13. Um remédio caseiro para aliviar rápido da cólica menstrual é o chá.

Elas são uma parte necessária do processo, mas em excesso, causam dor se o útero se contrair fortemente. O fluxo sanguíneo é reduzido e o suprimento de oxigênio para o tecido muscular do útero diminui, causando dor (5). Ainda se desconhece o que predispõe algumas pessoas e não outras à menstruação dolorosa.

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta.