Que óleo é bom para dor de ouvido?

Perguntado por: lneves9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O óleo essencial de lavanda tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a aliviar a dor. Ele é utilizado para aliviar dores reumáticas e articulares, em contusões e machucados, dor de ouvido e enxaquecas. Pode ser aplicado em compressas (frias ou quentes) e massagens locais.

Geralmente, os remédios receitados pelos médicos são antibióticos e/ou anti-inflamatórios em gotas que, por sua vez, são aplicados no ouvido afetado. Alguns mais conhecidos são Cerumin e Oto Xilodase.

Como melhorar dor de ouvido?

  1. Coloque uma compressa morna. Para começar as nossas dicas sobre como melhorar dor de ouvido em casa, aqui está a mais indicada pelos profissionais da saúde: usar uma compressa morna. ...
  2. Mastigue chiclete. ...
  3. Faça uma massagem no local. ...
  4. Alongue o pescoço. ...
  5. Faça compressa de gelo. ...
  6. Procure um especialista.

A maioria das infecções do ouvido agudas desaparece sem tratamento, mas os médicos podem administrar: Antibióticos. Analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno. Para adultos, às vezes, spray descongestionante ou comprimidos.

O Óleo Essencial de Copaíba tem como principal componente, o beta-cariofileno que demonstrou reduzir a inflamação e o estresse oxidativo. Além de seus benefícios anti-inflamatórios, o óleo de copaíba ajuda a aliviar dores musculares e articulares, tornando-se um excelente aditivo aos óleos de massagem.

Pingar de duas a três gotas de azeite ou outro tipo de óleo vegetal nos ouvidos ajuda a soltar as ceras que possam estar prejudicando a audição.

Pingar azeite quente no ouvido não melhora a dor. E o doente ainda corre o risco de causar queimaduras. O ideal é esquentar um pano e amarrar em torno da cabeça.

Para isso, pode ser colocado um pouco de algodão na orelha, tampando cuidadosamente o canal auditivo ou, então, colocar um gorro que cubra as orelhas e proteja-as do vento. Para crianças com idade suficiente, mascar chiclete pode ajudar a aliviar a pressão do ouvido, consequentemente reduzindo a dor no local.

Para isso, descasque três dentes de alho e deixe-os repousar na quantidade equivalente a um copo de óleo vegetal como azeite, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros; durante 30 dias em um recipiente de vidro bem escuro. Depois coe e coloque o óleo de alho na geladeira para melhor conservação.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Os antibióticos mais frequentemente utilizados na otite média aguda são:

  • Amoxicilina;
  • Amoxicilina com ácido Clavulânico (mais eficaz contra as bactérias produtoras de B-lactamase);
  • Cefuroxima ou Ceftriaxona.

O óleo resina e o óleo essencial de Copaíba (Copaifera sp.) tem ações anti-inflamatória e cicatrizante, úteis na regeneração de tecidos e cicatrização de lesões (TEIXEIRA et al., 2017; MORORÓ et al., 2020).

1. Melaleuca (tea tree) O óleo essencial de Melaleuca estimula o sistema imunológico, pois tem ação antifúngica (previne contra fungos), anti-infecciosa, antisséptica, antiviral e bactericida. Por isso, auxilia em todas as infecções e inflamações, tanto da pele como no sistema respiratório, digestivo e circulatório.

Óleo Essencial Importado direto dos Estados Unidos. Deep Blue é ideal para dores musculares, articulares, ligamentos, joelhos e dores corporais em geral. Muito utilizado por atletas, frequentadores de academia e praticantes de esportes em geral. Possui Certificado Internacional de Pureza.

Na lista de tratamentos caseiros para curar dor de ouvido (otalgia) —problema comum, sobretudo, entre as crianças—, um bastante utilizado é pingar uma gota de azeite aquecido no canal auditivo.

Limpar os ouvidos – colocar uma pequena quantidade de óleo de coco no cotonete e esfregar suavemente o ouvido exterior para o limpar, vai tirar a sujidade e acabar com peles que possam existir. Atenção só para não empurrar o cotonete para dentro do canal auditivo.