O que fazer quando não está conseguindo respirar pelo nariz?

Perguntado por: oaparicio9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Como resolver o problema

  1. Lavar o nariz com soro fisiológico 0,9%, várias vezes ao dia;
  2. Não fumar e evitar ambientes onde há fumantes, especialmente os locais fechados;
  3. Manter os ambientes limpos e bem arejados;
  4. Utilizar produtos de higiene pessoal sem odor forte.

Um dos principais é a lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina, ao menos uma vez ao dia. “Essa prática ajuda a remover as secreções e a sujeira que se acumulam no nariz, aliviando a obstrução e outros sintomas de rinites e sinusites.

Pratique atividades físicas
Ao movimentar o corpo, ocorre uma melhora na ventilação dos pulmões, desde que o praticante saiba controlar a entrada e a saída de ar, como na caminhada ou corrida. Já no caso da musculação, o certo é expirar na hora do esforço e inspirar no retorno.

Essas mudanças podem incluir parar de fumar, evitar a exposição a irritantes ambientais, como poluentes e produtos químicos, e manter um peso saudável. A prática regular de exercícios físicos, como caminhada e natação, também pode ajudar a melhorar a capacidade respiratória e reduzir a falta de ar.

As consequências de respirar pela boca colocam as pessoas em risco dos seguintes problemas: Alterações da Face e da Oclusão Dentária: O fluxo aéreo natural deve acontecer pela cavidade nasal. Quando acontece pela boca, algumas forças atuam deslocando estryturas e guiando o crescimento ósseo de maneira anormal.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

A falta de ar ou as pausas respiratórias durante o sono impulsionam o organismo a lançar mais adrenalina no sangue, aumentando a pressão arterial e a resistência à insulina, o que pode desencadear doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Além da lavagem do nariz com água salgada morna, inalação de vapor, beber pelo menos dois litros de água e consumir vitamina C, você pode tomar uma mistura feita de água com vinagre de maçã para desentupir o nariz. O vinagre atua como um antibiótico natural, ajuda a afinar o muco e desobstruir o nariz.

Eleve a posição da cabeça
Dependendo da intensidade do congestionamento, elevar a posição da cabeça na cama já ajuda a desobstruir as narinas. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é colocar dois travesseiros, um em cima do outro, de modo a facilitar a saída do muco.

INALADOR VICK ® (levomentol e cânfora). Indicações: ajuda a desentupir o nariz e respirar livremente.

No peito para acalmar a tosse; No pescoço para que, ao inalar seus vapores medicinais, eles aliviem a congestão nasal e facilitema respiração; Nas costas para que a sensação de calor oferecida por Vick Vaporub® ajude a acalmar o mal-estar muscular que acompanha gripes e resfriados.

O que pode ser congestão nasal por mais de um mês? Enquanto o sintoma for leve ou demonstrar redução na intensidade com o tratamento inicial, não há grandes motivos para preocupação. Esses casos agudos podem durar até três semanas.

O dilatador nasal é ótimo pra usar na hora de dormir, porque ajuda a ter uma noite de sono tranquila e bem confortável. Só que ele também é útil em outros momentos, como nos exercícios físicos. Durante essas atividades, é comum ficar sem fôlego ou ter um pouco de falta de ar.

Tente parar por alguns minutos todos os dias para respirar com calma. Fazer uma pausa para uma xícara de café ou ler um livro pode ajudá-lo a concentrar-se melhor na respiração. Respirando corretamente, você pode realizar atividades com mais frequência e facilidade.

Por isso, a orientação dos órgãos de saúde é clara: quem porventura começar a apresentar dificuldade para respirar deve procurar um pronto-atendimento médico imediatamente. Isso porque, em pacientes com Covid-19, o sintoma indica que houve comprometimento pulmonar — e o risco de piora no quadro é alto.

Quais são os sinais de esforço respiratório? São sintomas secreção e obstrução nasal, tosse, chiado no peito, dor de garganta e de cabeça, alterações do paladar e olfato e pode ou não ter febre associada.