Como o calor alivia a dor?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A temperatura alta atua relaxando os músculos e facilita a circulação através da vasodilatação, o que acalma e diminui a dor, além de aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células.

Já com a utilização do calor consegue-se o efeito oposto, isto é, a vasodilatação. Desta forma, vai haver um aumento do fluxo de sangue nos tecidos inflamados, que vai aliviar, também, a dor, os espasmos e as contraturas musculares, assim explica o médico.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Quando recorrer ao calor

  1. Calor húmido no hidrocolector;
  2. Compressas quentes;
  3. Banhos quentes;
  4. Parafina e parafango.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Compressa quente
Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Cerca de 5 minutos após a administração já pode-se notar os efeitos.

O consumo de sal de cozinha (NaCl), nos padrões da dieta brasileira, ativa células inflamatórias no sistema imune do intestino de forma subclínica, isto é, sem sintomas aparentes, e pode agravar quadros como os da doença de Crohn e da colite ulcerativa.

8. Não deve fazer a compressa antes de dormir, pois pode adormecer com o gelo – a queimadura é grave.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). Nas quais, não estão presentes os sinais de indicação do gelo (como vermelhidão, inchaço e temperatura local maior). As principais indicações do calor são nas tensões musculares.

Isso ocorre porque, à medida que o organismo se desidrata, os vasos sanguíneos ficam mais apertados para manter a pressão arterial e aumentar os batimentos cardíacos.

O alívio de dores gerado pela aplicação de compressa quente é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região, devido à dilatação dos vasos, o que relaxa os músculos. Além disso, ela pode auxiliar na melhoria de mobilidade, liberando os movimentos da região. Outro importante efeito é o relaxamento.

O frio pode reduzir o inchaço e inflamação ao contrair os vasos sanguíneos (um processo denominado vasoconstrição). É geralmente recomendado que aplique gelo em lesões desportivas, tais como entorses e distensões no tornozelo ou joelho, para ajudar a reduzir o inchaço.

Aplicar compressas de gelo
No caso de lesões, as compressas de gelo estão entre as melhores dicas para dor muscular. Isso porque a lesão pode causar a inflamação do músculo, e aplicar gelo na área afetada ajuda a reduzir tanto o processo inflamatório quanto a dor.