Quanto tempo pode durar uma dor nas costas?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Geralmente, a dor nas costas melhora dentro de 2 a 3 semanas quando há repouso e 5 semanas quando não há, mas não fique suportando a dor e nem se automedique, pois pode haver quadro de piora.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar que a dor nas costas é preocupante e requer uma avaliação médica cuidadosa. Se a dor nas costas começar de forma repentina e for extremamente intensa, como uma dor aguda e lancinante, isso pode indicar uma condição grave, como uma hérnia de disco ou uma lesão na coluna.

O tempo de uma crise de coluna é de 7 a 10 dias, podendo ser avaliada com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios (sob prescrição médica).

Sintomas que requerem atenção imediata
Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.

Abaixo, confira 6 dicas para aliviar aquela dor incômoda na coluna.

  1. Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  2. Compressa quente. ...
  3. Massagem nas costas. ...
  4. Alongar. ...
  5. Melhorar a postura. ...
  6. Fisioterapia e Pilates Clínico.

Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular; Fazer exercícios de respiração e meditação; Nunca se automedicar e procurar auxílio médico para receber a melhor orientação sobre a necessidade e o tipo de medicamento mais indicado para o seu caso de lombalgia.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a continuar ativo.

  1. Curta o movimento. Você não está sozinho se neste momento possui dores nas costas, o tipo mais comum de dor no corpo. ...
  2. Caminhada. Foi demonstrado que os exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhar, ajudam a aliviar as dores lombares. ...
  3. Faça uma pausa. ...
  4. Alongamentos.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

Normalmente, a dor é descrita como profunda e pronunciada, muitas vezes piorando ao passo em que percorre a perna afetada. A dor de uma hérnia de disco pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de rasgo ou estalo na coluna.

Geralmente a dor nas costas do lado esquerdo indica situações comuns do dia a dia, como a má postura, carregar objetos pesados, dormir em posição desconfortável e etc. Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela.

Você deve procurar um médico se a sua dor: É muito forte e persiste por um período longo; Afeta as suas atividades diárias. Muito raramente a dor na coluna pode indicar um problema mais grave.

Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.