O que fazer para relaxar os músculos das costas?

Perguntado por: mvieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

O que posso fazer para aliviar a tensão nas costas?

  1. Caminhada.
  2. Alongamentos. ...
  3. Exercícios em casa. ...
  4. Programa de Tratamento de Dor nas Costas Online. ...
  5. Liberação miofascial. ...
  6. Pilates.
  7. Yoga.
  8. Redução do estresse.

Calor (o calor faz com que os músculos tensos se soltem). Tomar um banho quente. Receber uma massagem. Massagem automática nas costas (a vibração pode ajudar a soltar os músculos tensos e a parar os espasmos musculares).

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ainda mais nesses períodos de pandemia, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.

A melhor posição de dormir para dor na coluna é de lado, com uma flexão parcial nos joelhos. Manter os joelhos dobrados ajuda a equilibrar o corpo e reduz a pressão na coluna lombar. Muitas pessoas acham útil colocar um pequeno travesseiro entre os joelhos para tornar essa posição mais confortável.

1- Deite de costas e estenda os braços na altura dos ombros; 2 – Dobre as pernas para um lado e vire a cabeça para o outro lado; 3 – Permaneça na posição por 30 segundos, depois repita do outro lado; 4 – Repita o exercício três vezes de cada lado.

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

Entre os relaxantes musculares mais usados estão: o carisoprodol (mioflex), orfenadrina (dorflex, ana-flex), ciclobenzaprina (miosan) e tizanidina (sirdalud).

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental.

Massagem nas costas e compressa quente
As massagens também ajudam a aliviar as dores nas costas, porque diminuem a tensão muscular. Além disso, também é possível fazer compressa quente no local da dor e deixar entre 15 e 20 minutos. Ele causa um relaxamento nos músculos e melhora a circulação.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Dor aguda nas costas
Como aliviar: repouso, analgésico simples, relaxantes musculares e anti-inflamatórios por um curto período (três a cinco dias) para resolução dos sintomas.

Fazer alongamentos
E uma das melhores maneiras de fazer isso é com os alongamentos. Isso é o que vai garantir a manutenção dos seus músculos de forma rápida. Esse tipo de alívio à dor muscular flexiona e relaxa os músculos, retirando a tensão típica que as dores causam. Alongar-se de uma a duas vezes ao dia é ideal.

A tensão muscular também pode provocar dor de cabeça
A principal causa da dor de cabeça tensional tem origem muscular e está ligada a fatores associados ao sistema nervoso central e periférico.

5 dicas de relaxante muscular natural

  1. Cereja. Durante uma corrida de longa distância ou de qualquer outro exercício intenso, os músculos sofrem danos agudos que levam à inflamação e redução da capacidade de gerar força. ...
  2. Gengibre. ...
  3. Ginkgo biloba. ...
  4. Capsaicina. ...
  5. Magnésio.

Dentre os melhores princípios ativos para lidar com estas dores, estão a orfenadrina, ciclobenzaprina e a tizanidina (específicas para o relaxamento muscular), aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, cetorolaco e indometacina (anti-inflamatórios), além dos tradicionais dipirona e paracetamol.