Onde dói na cistite?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Sintomas da cistite

  1. Necessidade urgente de urinar com frequência;
  2. Escassa eliminação de urina em cada micção;
  3. Ardor ao urinar;
  4. Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  5. Febre;
  6. Sangue na urina nos casos mais graves.

Dor ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e às vezes até presença de sangue na urina. Tanto a cistite quanto a infecção urinária são mais comuns em mulheres, principalmente naquelas que são ativas sexualmente. Isso porque a uretra é menor que a dos homens e em local de fácil acesso a bactérias.

A cistite intersticial muitas vezes pode ser confundida com infecção urinária, apesar de serem doenças diferentes. Por isso, é necessário avaliar os sintomas para diferenciar cada uma dessas condições. Os sintomas podem variar de acordo com cada caso, assim como a intensidade desses sinais.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

  • Antisseptico Vias Urinarias.
  • Cystex 24 Drágeas.

Alívio dos sintomas: Além dos antibióticos, o tratamento da cistite também pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios. Beber bastante água e urinar com frequência também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação na bexiga.

Os sintomas podem levar a suspeita de infecção urinária. No entanto, o diagnóstico deve ser realizado pelo médico por meio de avaliação clínica e realização de exames complementares. O mais comum é o EAS (exame simples de urina). Acompanhado da cultura de urina que dá ao diagnóstico definitivo.

Os sintomas podem piorar durante a ovulação ou menstruação, alergias sazonais, estresse físico ou emocional ou relação sexual. Os alimentos com alto teor de potássio (por exemplo, frutas cítricas, chocolate, bebidas cafeinadas e tomates), comidas picantes, fumo e álcool podem piorar os sintomas.

Sintomas de infecção urinária
Necessidade urgente e constante de urinar. Saída de pouca urina a cada ida ao banheiro. Ardência ao urinar. Dores na bexiga, nas costas (região lombar) e no baixo ventre.