Onde dói a dor emocional?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional.

Essas conexões explicam por que sentimos essas emoções dolorosas diretamente na parte superior do tronco, perto do peito e do abdômen, em vez de senti-las como se alguém apunhalasse o dedo do pé ou esbarrasse no canto de uma mesa.

Abrahão foi categórico em dizer que a depressão é a pior dor que um ser humano pode sentir; e que é frequente nos consultórios relatos de pacientes que não querem mais viver.

Em geral, dores nos ombros, pescoço, nuca, costas e até mesmo lombar podem ter causa emocional. Isso porque, quando nossa mente não está legal, nosso corpo tende a reagir se contraindo.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

Dores de cabeça, tensão nos ombros e sensação de queimação na boca do estômago são sensações que podem estar relacionadas ao emocional.

Estudo feito na Universidade da Flórida sugere que analgésicos comuns, como o paracetamol, podem ajudar a aliviar dores emocionais como a vivenciada em uma situação de exclusão social.

O que é a dor psicológica? Também chamadas de dores psicossomáticas, dores psicológicas não possuem efeito ou estímulo físico, apenas psicológico, por exemplo, um aperto forte no peito que é originado da angústia ou a saudade que se sente por alguém que se foi.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

Traçando um paralelo entre a dor física (notadamente em sua modalidade aguda) e a dor emocional, podemos afirmar que, enquanto a primeira nos alerta para o mal no nosso corpo (carne), a segunda nos avisa que nossa vida não está evoluindo segundo a nossa vontade, ou que estamos insatisfeitos frente a algo ou a alguém ( ...

Outros sintomas comuns da ansiedade incluem sudorese, dores de cabeça, desconfortos gástricos ou abdominais e muitos outros. No entanto, nem sempre a dor do peito tem origem emocional, podendo ser causada por alterações cardíacas ou pulmonares, por exemplo.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Certamente você conheça alguém bem próximo a você que já passou por alguma dificuldade mental; seja por depressão, crises de ansiedade, transtornos do pânico, síndrome de Burnout, transtornos bipolar ou outro tipo de doença emocional e mental.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.