O que usar para refogar?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

O método consiste em cortar os alimentos em pedaços pequenos e mexer sem parar, com pouca gordura na panela e em temperatura baixa. Pode ser utilizado azeite, óleo ou manteiga, usando o suficiente para envolver os componentes.

Quando o óleo esquentar, quem vai para a panela primeiro, o alho ou a cebola? A gente sabe a resposta! É a cebola quem vai primeiro.

Modo de preparo
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos, até murchar.

As medidas variam de acordo com a quantidade de feijão e o próprio gosto. Leia atentamente as dicas para acertar de primeira o seu refogado. Leve a panela ao fogo baixo e então, quando aquecer, adicione o azeite e a cebola picada. Refogue a cebola por alguns minutos, apenas o suficiente para que ela comece a dourar.

Quando colocamos o alho primeiro, ele consegue dourar e liberar seu óleos naturais na gordura do refogado, aumentando o sabor. Depois, quando a cebola entra, ela cozinha lentamente e absorve todo esse óleo maravilhoso, dando uma complexidade de sabor maior ao seu prato.

Quando salteamos um alimento, colocamos o fogo em temperatura alta e mexemos constantemente o alimento para termos uma rápida cocção e para o alimento não perder muito líquido. No refogado, a temperatura é baixa e portanto o alimento não precisa ser movido constantemente. O alimento perderá mais líquido.

Observação 2: em vez do almeirão e do alface, pode fazer com rúcula, espinafre, agrião, taioba, escarola, acelga, mostarda, chicória, capuchinha, bertalha, serralha, folhas de cenoura, folhas de beterraba ou rabanete

O processo de fritar e refogar o arroz, além de dar mais sabor, reduz o contato direto do amido com a água. Isso aumenta as chances de o prato ficar soltinho. Aqui o segredo é deixar o arroz fritando até que fique branquinho.

O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas.

Normalmente utilizada como tempero ou acompanhamento, a cebola é um alimento essencial na cozinha brasileira, podendo ser consumida crua em saladas, assada, cozida, grelhada, frita (a famosa cebola empanada!), salteada, ou em pó.

O Tempero Cebola, Salsa e Alho tem uma grande versatilidade, sendo ideal para temperar carnes, molhos, massas e arroz. Antioxidante, antiinflamatório e ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico.

Você já deve ter lido em algum lugar que o azeite não é recomendado para refogar alimentos, porque as altas temperaturas em contato com o produto fazem com que ele perca suas propriedades benéficas.

Azeite Refinado
De todos os tipos, é o que menos tem qualidade e oferta menos benefícios. Por conta de sua produção, esse tipo de azeite tem maior acidez, o que o deixa atrativo para determinados usos – como grelhar, refogar e fritar alimentos.

Azeite virgem
Seu sabor é menos acentuado do que o primeiro, por conta da acidez maior, que vai de 0,8% a 1,5%. Ideal para temperar saladas e refogar alguns alimentos.

O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos do que utilizar para transformar o feijãozinho em um prato ultra saboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro funcionam com o sabor característico do feijão. A picância do alho atua em contraste e, por isso, combina tanto.