O que usar no lugar de onde na redação?
Poderíamos usar, também, o em que ou na qual sem problema algum, já que se equivalem quando o antecedente é lugar.
Como substituir o pronome onde
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
Como não usar onde
É errado usar “onde” para indicar o que não é um lugar. Ele deve ser substituído por termos como: que, em que, no qual, nos quais, quando, de maneira que melhor se adapte na frase. Veja mais exemplos: Assisti ao espetáculo onde o vilão vira o mocinho –> Errado.
Onde ou aonde redação
Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.
Onde conectivo de lugar
O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o 'o qual', o cujo ou qualquer termo coesivo.
Qual é a função do pronome onde
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar. Visitamos a cidade onde moram meus pais.
Quando usar onde Exemplos
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.
Como usar onde nas frases
Onde significa “em que lugar” e deve ser usado quando o verbo da frase sugerir permanência (está onde). Aonde é sinônimo de “para que lugar” (a + onde). Assim, deve ser usado quando o verbo da frase sugerir movimento (vai aonde).
Onde pronome de lugar
Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.
Onde a aonde exemplos
Para deixar mais clara e objetiva a diferença entre o uso de “onde” e “aonde”, apresento mais exemplos:
- “Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir.
- “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.