O que tomar para infecção de urina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Fluoroquinolonas. O ciprofloxacino, também intitulado de cloridrato de ciprofloxacino quando genérico, tem a finalidade de tratar as infecções de urina provenientes de uma invasão bacteriana, desde as mais simples até as mais complexas, como cistite, uretrite ou pielonefrite aguda.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.

Alimentos picantes. Além de tudo, alimentos picantes, como pimentas e condimentos fortes, devem ser evitados durante uma infecção urinária. Afinal, esses alimentos podem causar bastante irritação na bexiga e no trato urinário, assim como agravar outros sintomas e desconfortos.

Cystex 24 Drágeas é um medicamento.

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Mel, lúpulo e outros remédios naturais que combatem bactérias

  • 1- Mel, antibiótico natural. Poucos remédios naturais têm um uso tradicional tão longevo como o mel. ...
  • 2- O lúpulo da cerveja. ...
  • 3- Um chá que mata bactérias. ...
  • 4- Esponjas marinhas.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Amoxicilina combate infecções causadas por bactérias que podem se manifestar nos pulmões (pneumonia e bronquite), nas amígdalas (amigdalite), nos seios da face (sinusite), no trato urinário e genital, na pele e nas mucosas.

Também pode ajudar o uso de algum anti-inflamatório para controle das dores, como cetoprofeno ou nimesulida. Portanto, respondendo uma dúvida frequente, se a nimesulida serve para infecção urinária, a resposta é que ela ajuda a diminuir a dor, mas não a curar a infecção.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Nos casos leves: em situações onde a infecção é considerada leve, o paciente pode fazer o uso de antibióticos via oral em sua casa, durante 1 a 2 semanas em médica.

A cistite é a forma mais simples da doença e, geralmente, atinge a uretra e a bexiga, podendo ser tratada com antibiótico, receitados por um médico, no período de 3 a 5 dias.

Se você não sabia, as frutas cítricas são grandes aliadas do sistema imunológico, e obviamente, não devem faltar no cardápio de quem está com infecção urinária. As melhores opções para infecção urinária são: abacaxi, laranja e limão.