O que tomar para dor no estomago?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Para evitar a dor de estômago pode-se tomar um inibidor da produção de ácido, como o Omeprazol ou um antiácido como o Pepsamar, de forma a diminuir a dor e o desconforto. Estes remédios devem ser tomados em jejum para que tenham melhor efeito.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

Chá de hortelã
Mas o que talvez você não saiba, é que ela é ótima como chá para dor de estômago. A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Como tratar da dor de estômago?

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

Se você sente dores frequentes no estômago, isso é sinal de que algo não está bem. Essa dor pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera e até mesmo câncer. Ou seja, estar atento aos pequenos sinais lhe ajuda a evitar possíveis complicações e receber o melhor tratamento.

Essa é a consequência da ingestão excessiva de alimentos ou do consumo de alimentos inadequados, que utilizam muita gordura, por exemplo. A má digestão provoca gases, refluxo, dores estomacais e diarreias, podendo durar por algumas horas após a refeição.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Buscopan® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

Gastrite: saiba como aliviar os sintomas!

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada.
  2. Evite aquilo que irrita o estômago.
  3. Coma mais vezes em porções menores.
  4. Beba água.
  5. Procure controlar o estresse.
  6. Não se automedique e evite o uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs):

Leite é bom para dor no estômago? Apesar da crença popular, tomar leite não é recomendado. A bebida até pode dar uma sensação de alívio imediato, mas estimula a produção de ácido pelo estômago poucas horas depois, fazendo a dor voltar.

A associação com outros medicamentos como dipirona e paracetamol, geralmente, acontece em remédios para dor intensa e moderada na barriga.

Chás com com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, são uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

De modo geral, esta dor que aparece não é grave ou preocupante, e pode apontar possíveis problemas no estômago, esôfago ou no intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. Às vezes estas dores acompanham sintomas como enjoo, azia, gases em excesso, vômito ou diarreia.

Diferentemente do que acontece na gastrite, a úlcera gástrica causa uma ferida mais profunda na parede do estômago, ocasionando dores muito mais intensas e persistentes.

Sintomas da gastrite

  • indigestão;
  • azia;
  • dor de estômago intensa;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de sangue no vômito ou fezes nos casos mais graves.