O que tomar para dor de garganta?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Veja exemplos:

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Gargarejo de água morna e sal
Além disso, a solução tem efeito antisséptico. Para preparar o remédio caseiro para dor de garganta é muito simples, basta adicionar ½ colher (chá) de sal em ½ copo de água morna e fazer o gargarejo.

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Garganta inflamada é um problema muito comum, especialmente nas épocas mais frias do ano. Isso acontece porque a garganta é, frequentemente, a primeira área do organismo a ser afetada pela baixa imunidade. As principais causas de inflamações e dores de garganta são infecções virais ou bacterianas.

Ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, indicado para o alívio de dores e febre decorrentes de gripes e resfriados. Também colabora com a redução de dores de garganta, de cabeça, de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Com isso, podemos entender que infecção é a doença ou conjunto de danos causados pela presença de um microrganismo invasor em nosso corpo. Já inflamação é o nome dado ao processo iniciado pelo sistema imunológico para combater qualquer corpo invasor, seja ele vivou ou não, e reparar os problemas causados por ele.

A dose recomendada é de 600mg 3 ou 4 vezes ao dia.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.