O que tomar para dengue?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 11 votos

O paracetamol é usado costumeiramente e faz parte do protocolo médico ministrado no tratamento da dengue mas, de acordo com Marino, essa situação pode ser modificada se houver sensibilização da população e da classe médica. “É possível substituir o paracetamol, nos casos de dengue, pela dipirona”, diz Marino.

Sintomas podem ser tratados com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona);

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

Outros anti-inflamatórios não-hormonais (Aines)
Esse tipo de anti-inflamatório também pode trazer consequências negativas para quem está com dengue. Por isso, jamais tome naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno em caso de suspeita de dengue.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Geralmente, elas surgem entre o terceiro e o quinto dia de febre.

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Dengue: febre alta, dor no corpo, atrás dos olhos, fraqueza e vômitos; Chikungunya: dores e inchaços nas articulações dos pés, mãos, tornozelos e pulsos; Zika: manchas na pele, coceira, febre leves, dores musculares ou nas articulações.