O que tem no biscoito de polvilho?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Polvilho, gordura vegetal hidrogenada, sal, ovo em pó, soro de leite em pó e farinha integral de soja. Produto pronto para o consumo.

No caso do biscoito de polvilho é a mesma coisa: na versão industrializada você encontra aromatizantes, conservantes e doses elevadas de sódio, além da gordura hidrogenada, que se consumida regularmente, em longo prazo, prejudica a saúde cardiovascular.

O biscoito é feito basicamente de água, leite, óleo e polvilho. Assim que é levado ao forno, a água dos ingredientes começa a evaporar e os gases se expandem. É isso que faz a textura aerada do biscoito.

É produzido a partir do polvilho doce (amido de mandioca), que é extraído das raízes de mandioca, lavado, purificado e seco (MARCON, 2006). O polvilho doce é então fermentado natu- ralmente em tanques por 30 a 60 dias, dependendo do clima, na presença de excesso de água, ocorrendo predominantemente fermentação láctica.

O polvilho doce é obtido da lavagem da massa ralada da mandioca e posterior decantação da água da lavagem, para separar o amido de fibras, de material protéico e de impurezas. É submetido à secagem, depois da decantação. Polvilho azedo é o amido fermentado em tanques até atingir a acidez aproximada de 5%.

Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que vários fatores contam para o ganho de peso – entre eles, fibras e gordura. – Além de benéficas para o intestino, fibras diminuem absorção de gordura.

O biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está de dieta, por ter baixo teor calórico, mas é preciso cuidado, uma vez que o petisco também possui muito sódio. Por terem baixo teor calórico, o biscoito de polvilho é bastante consumido por quem está encarando uma dieta.

Por conter a chia, ela promove saciedade te deixando com menos fome ao longo do dia e do treino, auxiliando no emagrecimento. Além disso, possui poucas calorias por unidade, o que é ótimo para não atrapalhar a dieta e os seus resultados.

Poucas pessoas sabem, mas o polvilho é derivado de um ingrediente muito brasileiro: a mandioca. Por esse motivo, também é conhecido como fécula de mandioca.

Quem passa por problemas de diarreia poderá ingerir o biscoito de polvilho, porque ele contém pouco teor de fibras e auxiliará o seu intestino a ficar preso por mais tempo.

O processo básico de fabricação de biscoitos consiste em selecionar as matérias-primas, misturar/amassar, laminar a massa quando necessário, cortar de acordo com a estampa do biscoito, assar, resfriar e embalar.

Farinha, açúcar, gordura/óleo e agente de crescimento, geralmente são os componentes base que constituem o biscoito ou bolacha. Tem uma variação de quantidade, pois atribuem características específicas a cada produto.

A história do polvilho tem início na plantação e extração da mandioca, o mais brasileiro dos alimentos. A raiz já era cultivada pelos índios antes dos primeiros portugueses chegarem, em 1500. Para fazer o polvilho, a mandioca é amassada até virar uma goma à base de amido, que é desidratada até virar o pó branco.

Sem gorduras, o polvilho doce é uma opção saudável para receitas de salgados e doces, como pães de queijo, bolos entre outros.