O que suja o fígado?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Álcool. O álcool atua como uma toxina, sendo prejudicial ao tecido hepático e ajudando no acúmulo de gordura na região. Além disso, também prejudica a absorção correta de nutrientes. Evitando o uso de álcool em excesso, diminui-se, por exemplo, o desenvolvimento de uma cirrose ou um quadro de hepatite.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Esses alimentos também devem ser evitados por quem já está com sintomas de gordura no fígado ou certeza da condição. Bacon, carne de porco, picanha bovina, cordeiro e pele de frango.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

10 dias

Uma boa detox demora em média de 7 a 10 dias, assim o organismo consegue absorver todos esses nutrientes e recuperar seu funcionamento. Vale lembrar que essas dicas não substituem a consulta médica para o diagnóstico adequado. Compartilhe com quem precisa ler esse post! Tem alguma dúvida?

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Grãos integrais. Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

O consumo de café foi associado a níveis mais baixos de enzimas hepáticas, principalmente em pacientes com alto risco de doenças hepáticas como sobrepeso, diabéticos e portadores de hepatites virais. Os estudos relacionando hepatite B e o consumo do café são ainda limitados.