O que significa turnover negativo?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 5 votos

Esse índice revela a capacidade da empresa de reter seus talentos e de ser atrativa para o público externo. O turnover, por si só, não é necessariamente algo negativo, visto que são as saídas que abrem espaço para a entrada de pessoas novas, assim como é impossível ter um índice de rotatividade zero.

Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período. O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

O turnover baixo também pode ser um indicador de que os profissionais desalinhados com a cultura da organização estão deixando a empresa, abrindo oportunidades para a contratação de novos talentos e mantendo o time renovado.

Turnover é o indicador que mede a rotatividade dos trabalhadores nas empresas em um determinado período de tempo, seja por quais forem os motivos: demissão voluntária, saída para outras empresas ou aprovação em concurso público, entre outros.

Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

Os quatro principais tipos de turnover são voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. Eles revelam que nem todo desligamento tem a ver com demissão. Um funcionário pode sair da empresa por diversos motivos. Portanto, identificar a categoria dele é vital para saber se o problema é interno ou externo.

O turnover é o indicador que mensura a rotatividade de colaboradores dentro da empresa. Ou seja, uma empresa que possui uma alta rotatividade de pessoas, com um grande volume de demissões e contratações terá consequentemente um alto turnover.

O indicador de turnover é uma ferramenta valiosa para a atuação estratégica do RH. O indicador de turnover ajuda a medir a eficiência operacional de uma organização. Quando seu nível se mantém muito alto, é possível perceber problemas que podem afetar os resultados financeiros do negócio.

Entre as principais causas do turnover aparecem: a baixa qualidade do clima organizacional, a falta de alinhamento de expectativas, a falta de reconhecimento, seguido da falta de um plano de carreira.

O turnover nada mais é do que uma métrica que mensura a rotatividade dos funcionários. Esse indicador relaciona, portanto, a quantidade de demissões e de admissões da empresa em determinado período. Para as companhias, acompanhar o turnover é bem importante, tendo em vista que ele pode indicar problemas internos.

Primeiramente, um alto índice de turnover pode impactar negativamente a produtividade da organização. Isso porque a constante saída e entrada de colaboradores gera descontinuidade nos processos e demanda mais tempo e recursos para treinar novos funcionários.

O turnover, que nada mais é do que o índice que mede o fluxo de entradas e saídas de colaboradores em um período de tempo, ajuda a ter uma visualização mais completa desse cenário e prevenir impactos negativos em um negócio.

3,79%

O Brasil é o campeão mundial de "turnover" ou rotatividade de funcionários no ambiente de trabalho, com o assustador índice médio de 3,79% por mês, sendo que existem setores com números acima de 6%, segundo estudos o Dieese e Robert Half.

Turnover passivo
Utilizada para saber o desligamento de colaboradores de forma passiva. Se o turnover passivo é alto, significa que a empresa está com problemas na retenção de talentos, e isso pode estar relacionado à cultura da empresa e às condições de trabalho.

Absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho. O absenteísmo pode ser por faltas, atrasos ou saídas adiantadas.