Onde foi o maior tsunami do mundo?

Perguntado por: ualmada4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A erupção do Krakatoa, na Indonésia, criou fluxos piroclásticos que geraram megatsunâmis quando atingiram as águas do Estreito de Sunda em 27 de agosto de 1883. As ondas atingiram alturas de até 24 metros ao longo da costa sul de Sumatra e até 42 metros ao longo da costa oeste de Java.

A onda considerada como a maior da história aconteceu em 9 de julho de 1958 na baía de Lituya, no Alasca. O tsunami teve início devido a um terremoto (que chegou a marcar entre 7,9 e 8,3 pontos na escala Richter) começou e mexeu com a falha de Fairweather que está localizada a 12 km do local da onda.

Historicamente, é no Oceano Pacífico onde ocorreram a maioria dos tsunamis, por ser uma área cercada por atividades vulcânicas e frequentes abalos sísmicos.

O tsunâmi no Brasil em 1755 foi uma catástrofe natural ocorrida no nordeste do litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1755.

2023 ou em algum momento no futuro. a probabilidade disso acontecer é considerada baixa pelos. especialistas no entanto é fundamental que todos estejam bem informados sobre os riscos e as medidas. preventivas em caso de tsunamis e agora eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto você.

Indonésia
Por mais que o Japão tenha a maior concentração de sismos, o país com a maior quantidade de terremotos é a Indonésia.

Enquanto em uma onda marítima “normal” podem ocorrer períodos de até algumas dezenas de segundos, em um tsunami este tempo atinge alguns minutos ou até meia-hora. Assim, os tsunamis são ondas longas, que em alto-mar possuem entre 100 km e 500 km de comprimento.

Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km. À medida que se aproximam da costa, perdem velocidade e ganham altura, que fica de 30 m a 40 m. Os tsunamis possuem elevado potencial de destruição, como observado na Indonésia, em 2004, e no Japão, em 2011.

Fenômeno aconteceu no arquipélago polinésio após erupção de vulcão. A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Polinésia, causou um tsunami no Oceano Pacífico neste domingo (16. jan. 2022).

Baía de Lituya

Um megatsunâmi de menor magnitude aconteceu na Baía de Lituya, no Alasca, em 1958, entre 7.7 e 8.3. Tal baía possui uma profundidade de 220 metros tendo apenas 10 metros de profundidade em sua entrada. A topologia da baía é adequada para a produção de um megatsunâmi local.

Nordeste

"No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas.

O tsunami - uma série de ondas gigantes - provocado pelo intenso terremoto atingiria 14 países, a maioria na Ásia, com uma força devastadora. Em meio à destruição, 226 mil pessoas morreram, e paisagens inteiras foram transformadas. Não se tratava apenas da mais marcante tragédia causada pela natureza no século 21.

Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, tendo um período de formação relativamente lento, de alguns minutos.