Como entender as faixas de trânsito?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Tipos de Faixas de Trânsito

  1. Branca:
  2. Vermelha:
  3. Azul:
  4. Preta:
  5. Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. ...
  6. Faixa contínua: Indica que é proibida a ultrapassagem. ...
  7. Símbolos e legendas: São informações escritas e ou desenhadas no pavimento indicando ou complementado a sinalização vertical.

O que são faixas de trânsito
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), uma faixa de trânsito é “qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores”.

Regras gerais

  • Faixa seccionada (ou tracejada): permitido a ultrapassagem;
  • Faixa contínua: proibido ultrapassar;
  • Cor amarela: separa pistas com sentidos opostos;
  • Cor branca: separa vias de mesmo sentido.

Cor amarela: Indica divisão de pistas de sentidos opostos. Cor branca: Indica divisão de pistas do mesmo sentido.

Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

Uma das evidências para saber se a via é de mão dupla ou não é observar a cor da faixa que divide a pista e as orientações no chão e nas placas da via. A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.

Quando se está na rodovia e você se depara com uma faixa amarela contínua do seu lado da via, quer dizer que – além do local ter fluxo de carros no sentido oposto – a ultrapassagem é proibida naquele trecho. No caso da pontilhada, tracejada ou seccionada (chame como preferir) sinaliza que a ultrapassagem é permitida.

Portanto, caros leitores, posso estacionar perfeitamente na “faixa amarela”, desde que não sejam os casos previstos no artigo 181 do Diploma de Trânsito, pois, via de regra, é necessário uma placa proibitiva no local.

O que é faixa contínua? A faixa contínua é uma das sinalizações horizontais do trânsito. Ela é pintada sobre a via com uma tinta refletiva, normalmente, nas cores branco ou amarelo. Assim como todas as outras sinalizações, tem como objetivo informar, orientar e advertir o condutor.

Os faixas-brancas devem lutar dentro do que já sabem, tentando dar bastante giro, lutando sem amarração, vivenciando e aprendendo a dinâmica da luta, o tempo certo dos golpes e movimentações, a hora de explodir e a hora de concentrar energias para futuros giros.