Qual foi o maior tsunami no Brasil?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O tsunâmi no Brasil em 1755 foi uma catástrofe natural ocorrida no nordeste do litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1755. O desastre teve caráter sísmico e originou-se a partir do sismo de Lisboa.

Valdívia (1960) Aqui temos mais um recordista: o maior tremor de terra já registrado, com 9,5 de magnitude. Portanto, está aí a origem do tsunami que afetou cerca de mil quilômetros do território costeiro do Chile no dia 22 de maio de 1960.

A onda considerada como a maior da história aconteceu em 9 de julho de 1958 na baía de Lituya, no Alasca. O tsunami teve início devido a um terremoto (que chegou a marcar entre 7,9 e 8,3 pontos na escala Richter) começou e mexeu com a falha de Fairweather que está localizada a 12 km do local da onda.

2023 ou em algum momento no futuro. a probabilidade disso acontecer é considerada baixa pelos. especialistas no entanto é fundamental que todos estejam bem informados sobre os riscos e as medidas. preventivas em caso de tsunamis e agora eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto você.

Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km. À medida que se aproximam da costa, perdem velocidade e ganham altura, que fica de 30 m a 40 m. Os tsunamis possuem elevado potencial de destruição, como observado na Indonésia, em 2004, e no Japão, em 2011.

Nordeste

"No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas.

A ocorrência desse fenômeno provoca a invasão de áreas litorâneas por ondas gigantes que, rapidamente, destroem tudo o que encontram. Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, tendo um período de formação relativamente lento, de alguns minutos.

Enquanto em uma onda marítima “normal” podem ocorrer períodos de até algumas dezenas de segundos, em um tsunami este tempo atinge alguns minutos ou até meia-hora. Assim, os tsunamis são ondas longas, que em alto-mar possuem entre 100 km e 500 km de comprimento.

Para que isso ocorresse, seria necessário um maremoto de grande magnitude, explica o professor Norberto Olmiro Horn Filho, do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com o professor, a probabilidade de ocorrer um tsunami que atingisse a costa brasileira é muito baixa.

De acordo com especialistas da área, no entanto, a ocorrência não é motivo para pânico e os terremotos em solo brasileiro são mais comuns do que se pensa. Em agosto de 2020, por exemplo, um terremoto de magnitude 4,6 registrado na cidade de Matuípe, na Bahia, também gerou estranhamento entre os brasileiros.

Como já dito muito bem por João Francisco da Silva, ainda existe a chance de seu avião "cair" e ter sobreviventes. Isso porque o que se chama de "cair", muitas vezes são pousos controlados, pousos de emergência e outras situações para as quais os pilotos já tenham sido treinados e saberão o que fazer.

Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinação for rasa, este recuo pode exceder 800 metros. As pessoas inconscientes do perigo podem permanecer na costa, devido à curiosidade, mas este pode ser um sinal de advertência da vinda de um tsunami.

Vá para longe do litoral
Escolha um lugar alto bem longe do mar para se abrigar. Caso não consiga encontrar um lugar alto, corra para o interior até não aguentar mais. Alguns tsunamis podem avançar até 16 km continente adentro. Porém, o formato e a inclinação do litoral afetam o alcance das ondas.

o Japão

Por estar sujeito a fortes terremotos e inundações causadas por tsunamis, o Japão é o único país desenvolvido que apresenta risco muito alto de ser afetado por cataclismos, segundo a edição de 2016 do World Risk Report, publicação organizada pela Universidade das Nações Unidas, agência alemã Alliance Development Works ...