Qual o turnover da empresa?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

Para calcular turnover é preciso considerar os desligamentos e as entradas de pessoas na empresa no período. O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

Turnover é um indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam a empresa durante determinado período, que geralmente é de um ano (12 meses).

Qual é a taxa ideal de turnover? Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

No geral, uma taxa de turnover de até 10% ao ano é considerada boa e possibilita que haja renovação na equipe. Contudo, é fundamental que as lideranças e o time de gestão de pessoas façam uma análise crítica desse indicador, considerando a realidade e as estratégias de retenção de talentos do negócio.

3,79%

O Brasil é o campeão mundial de "turnover" ou rotatividade de funcionários no ambiente de trabalho, com o assustador índice médio de 3,79% por mês, sendo que existem setores com números acima de 6%, segundo estudos o Dieese e Robert Half.

O turnover é o indicador que mensura a rotatividade de colaboradores dentro da empresa. Ou seja, uma empresa que possui uma alta rotatividade de pessoas, com um grande volume de demissões e contratações terá consequentemente um alto turnover.

Definição de índice de rotatividade:Também chamado de taxa de “Turnover” (do inglês) o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.

Dentro do turnover disfuncional, há dois outros tipos, que são o evitável e o inevitável. O evitável se trata de situações nas quais a empresa poderia atuar ativamente para impedir o desligamento dos colaboradores. Por exemplo, estabelecendo melhores planos de carreira ou oferecendo benefícios, para que eles fiquem.

Turnover: o que é, como calcular e qual o impacto da rotatividade na empresa. Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

36%

De acordo com um estudo recente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a taxa média de turnover no setor varejista brasileiro é de cerca de 36%.

Qual a taxa de absenteísmo aceitável? Estima-se que no setor de serviços, a taxa média de ausências é de 5%, já no setor varejista, esse índice varia entre 7% a 10%. No mercado em geral, não existe uma definição da taxa de absenteísmo ideal, mas considera-se aceitável um índice de 4%.

4 benefícios (sim, benefícios) do turnover

  • O turnover ajuda a identificar a necessidade de um outro sistema de recrutamento e seleção.
  • Ele auxilia na verificação das habilidades de liderança dos gestores.
  • Colabora para fazer reformulações no plano de carreira.
  • Pode incentivar a performances melhores.

O turnover nada mais é do que uma métrica que mensura a rotatividade dos funcionários. Esse indicador relaciona, portanto, a quantidade de demissões e de admissões da empresa em determinado período. Para as companhias, acompanhar o turnover é bem importante, tendo em vista que ele pode indicar problemas internos.

Primeiramente, um alto índice de turnover pode impactar negativamente a produtividade da organização. Isso porque a constante saída e entrada de colaboradores gera descontinuidade nos processos e demanda mais tempo e recursos para treinar novos funcionários.

Esse índice revela a capacidade da empresa de reter seus talentos e de ser atrativa para o público externo. O turnover, por si só, não é necessariamente algo negativo, visto que são as saídas que abrem espaço para a entrada de pessoas novas, assim como é impossível ter um índice de rotatividade zero.