Qual é a causa de um terremoto?

Perguntado por: ecavalcante8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

Os terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões. Com isso, a superfície sente essa liberação em forma de tremor, o que pode acarretar sérios prejuízos.

Tremores de terra, são uma ocorrência comum no Brasil devido à sua variada composição geológica e as diversas alterações ambientais. O Brasil se encontra no centro da placa tectônica sul-americana, logo, o deslocamento das placas tectônicas geralmente não causa abalos no Brasil.

Terremotos, na verdade, ocorrem em razão do encontro de placas tectônicas, que são blocos rochosos e descontínuos que formam a crosta terrestre, e que possuem mobilidade. Esse encontro provoca tremores e, em alguns casos, em virtude da agitação intensa de águas oceânicas, os tsunamis.

Energia liberada com potencial elevado que pode tirar os prédios das fundações, além de causar fendas na superfície, danificar os sistemas de esgoto e água que se encontram no subsolo e que podem ser quebrados.

Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5
O pior terremoto da história matou 1.655 pessoas e deixou mais de 3 mil feridos. As estimativas apontam que os danos tiveram um custo de US$ 550 milhões, com quase 2 milhões de pessoas desabrigadas.

Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que acabará por provocar um movimento brusco. Esse movimento fará vibrar tudo o que existe ao redor do ponto de atrito, o epicentro. É por isso que os terremotos costumam acontecer nas bordas das placas tectônicas.

Confira, a seguir, a lista dos cinco maiores terremotos já registrados, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

  • Chile. Data: 22/05/1960. Magnitude: 9,5. ...
  • Alasca (EUA) Data: 28/03/1964. Magnitude: 9,2. ...
  • Sumatra (Indonésia) Data: 26/12/2004. ...
  • Honshu (Japão) Data: 11/03/2011. ...
  • Kamchatka (Rússia)

As regiões de mais risco de terremotos estão localizadas nas fronteiras das placas tectônicas: na costa americana do Oceano Pacífico, do Chile ao Canadá, e no Japão. Também são regiões de risco a Ásia Central (do Himalaia ao Irã) e o Mediterrâneo: Marrocos, Argélia e Turquia.

Frequência no Brasil
Uma média de dois tremores ocorrem por semana no país, a grande maioria deles de pequena magnitude e intensidade. Para efeito de comparação, como o registrado no último domingo na Bahia, de 4,6 graus, ocorrem cerca de dois por ano.

Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.

2023 ou em algum momento no futuro. a probabilidade disso acontecer é considerada baixa pelos. especialistas no entanto é fundamental que todos estejam bem informados sobre os riscos e as medidas. preventivas em caso de tsunamis e agora eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto você.

Análise da resistência sísmica da casa, reforma para reforçar a casa, fixação dos móveis e similares, uso de filme anti-estilhaço nos vidros, etc. (2) Armazenagem de água, alimentos, etc. Estocar água e alimentos para mais de três dias. Manter sempre um rádio, lanterna e roupas preparadas.