Quais são os indicadores de turnover?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Para chegar à taxa de turnover é preciso considerar a entrada e saída de funcionários de uma empresa, bem como o número total dos seus colaboradores, para saber quantos talentos estão sendo retidos. Podemos considerar boa uma taxa de turnover de 5% a 10% ao ano.

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.

O índice de rotatividade refere-se à taxa de saída e entrada de colaboradores na empresa. Na gestão de pessoas, ele é um dos elementos mais importantes para entender melhor o cenário da movimentação de profissionais na organização.

A formula para calcular o turnover é: (Admissões totais + Demissões totais ÷ 2) ÷ Número total de colaboradores x 100.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

1 – Indicadores estratégicos
São aqueles atrelados ao planejamento estratégico da organização e demarcam o futuro que se espera para a empresa. Por isso, estão ligados à missão e à visão estabelecidas para a companhia. A missão é o propósito de existir da empresa e diz os motivos pelos quais ela foi criada.

Assim, é medido a taxa de turnover do negócio. Especialistas em recursos humanos apontam que uma média positiva ao ano varia entre 5% e 10% de turnover.

São eles: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional.

  • Rotatividade voluntária.
  • Rotatividade involuntária.
  • Rotatividade funcional ou disfuncional.

Para isso, basta calcular periodicamente a rotatividade, usando a seguinte fórmula: Turnover = (número de admissões + número de demissões/2) / número total de colaboradores x 100.

Para obter esse indicador, é necessário fazer a média entre desligamentos e admissões durante o mesmo período de tempo. Supondo, por exemplo, que em seis meses houve 5 desligamentos e 3 admissões em uma empresa que originalmente tinha 20 colaboradores. Nesse caso, o turnover é de 20%.

Uma das abordagens mais poderosas para prever o turnover de funcionários é o uso de modelos de machine learning. Algoritmos como regressão logística, árvores de decisão e redes neurais podem ser treinados com seus dados históricos para criar modelos preditivos.

No geral, o cálculo que faremos pode ser utilizado para qualquer empresa. Claro que é possível inserir ou retirar alguns dados. Tudo varia de acordo com a situação da empresa. Mas a fórmula é: Turnover = [ (admissões + demissões) / 2 ] / total de colaboradores mês anterior x 100.

Os 4 tipos de indicadores de desempenho são:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Índices de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

  1. 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
  2. 2 – Faturamento. ...
  3. 3 – Market Share. ...
  4. 4 – ROI. ...
  5. 5 – Taxa de Turnover. ...
  6. 6 – Número de reclamações. ...
  7. 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.

Os padrões podem ser de quantidade, qualidade, tempo e custo. A segunda é a avaliação do desempenho para verificar se os resultados estão sendo conseguidos e quais as correções necessárias a serem feitas.