O que significa quando a cabeça fica latejando?

Perguntado por: dnogueira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

A dor de cabeça latejante é uma das principais características da enxaqueca. Somando à sensação de pulsar, a dor de cabeça enxaquecosa se manifesta de forma unilateral, com intensidade moderada a intensa, em crises que duram de quatro a 72 horas.

Enxaqueca
A pessoa que sofre com esse problema tende a sentir uma espécie de pulsação dentro do crânio, como um coração batendo. O quadro ocorre por conta de estresse, privação de sono, ingestão excessiva de álcool, mudança brusca de temperatura, alterações hormonais, jejum prolongado e cansaço.

Existem muitos motivos externos que podem causar uma dor de cabeça latejante, como: gravidez, estresse, longos períodos em jejum, tabagismo, sono irregular, problemas de visão, abuso de alguns alimentos (embutidos, café, chocolate, entre outros), cheiros fortes e grande uso medicamentos.

5 técnicas para passar dor de cabeça

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.

Também podem ser sinais de rompimento: confusão mental, letargia, sonolência ou estupor, queda da pálpebra, fraqueza muscular ou dificuldade de mobilidade de qualquer parte do corpo, dormência ou diminuição da sensibilidade de qualquer parte do corpo, convulsões, fala prejudicada e rigidez no pescoço.

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave". Além disso, doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça.

Após um dia estressante, você pode sentir uma dor de cabeça, mas na manhã seguinte, já está bem. Porém, se essa dor for intensa e continuar, ou se passa, mas retorna com frequência, é um sinal de que a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda de um profissional de saúde.

Dor de Cabeça Acompanhada de Sintomas de AVC

  1. Fraqueza abrupta em geral ou em um braço ou uma perna;
  2. Dormência;
  3. Mudanças na fala;
  4. Confusão ou dificuldade para entender e expressar pensamentos claramente;
  5. Queda facial;
  6. Dificuldade repentina para andar.

A dor de cabeça do lado esquerdo pode ter diversas causas. Uma delas é a enxaqueca o segundo tipo mais comum de cefaleia, descrita como uma dor latejante ou pulsante recorrente, moderada ou intensa e que pode se manifestar tanto somente do lado direito quanto apenas no esquerdo.

Como aliviar dor de cabeça tensional?

  1. Massagear a região da dor;
  2. Repousar;
  3. Aplicar compressas frias na testa ou mornas no pescoço;
  4. Adotar formas de relaxamento, como um banho quente, meditação, etc, pode ajudar a diminuir o desconforto.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica cuja principal característica é a dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça.

Dores de cabeça: conheça os quatro tipos da doença

  • Enxaqueca. ...
  • Cefaleia tensional. ...
  • Cefaleia cervicogênica. ...
  • Cefaleia em salvas.