O que significa o versículo 20 do capítulo 8 de Romanos?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 14 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

20 Porque a criação está sujeita à avaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, 21 Na esperança de que também a própria criação será alibertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

A resposta à sua pergunta encontramos em autores que afirmam que seja o próprio homem aquele que sujeitou a criação e outros afirma que afirmem que seja Deus por sua natureza vingadora que a sujeitou.

Cada palavra dessa frase é densa de significado. Paulo proclama que, principalmente como cristãos, conhecemos o amor de Deus e estamos conscientes de que cada experiência humana faz parte do grande projeto divino de salvação.

Em Romanos 8, Paulo também enfatiza o papel do Espírito Santo na vida do crente. Ele diz que o Espírito de Deus vive em nós e nos ajuda em nossa fraqueza. O Espírito Santo intercede por nós quando não sabemos orar e nos ajuda a viver segundo a vontade de Deus.

nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a. profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá

Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo.

Romanos 8:29-30 - João Calvino. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Buscar as coisas do Alto é viver a vida em Deus, em tudo aquilo que fazemos e realizamos, é buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, é dar prioridade a Ele em nossa vida, é permitir que Ele dirija os nossos pensamentos e sentimentos, nossas ações em tudo aquilo que fazemos e realizamos.

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou o coração humano, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Bíblia Sagrada 1 Coríntios 2.9.

O mesmo versículo trata de responder esses questionamentos numa única frase: “daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Isso significa que aqueles que amam a Deus são também aqueles que foram chamados segundo o seu propósito. A base desse amor não está neles próprios, mas no próprio Deus.

Há anos Paulo desejava pregar o evangelho em Roma (ver Atos 19:21; Romanos 1:15; 15:23). Ele também esperava poder usar a Igreja em Roma como uma base para poder servir missão na Espanha (ver Romanos 15:22–24, 28).

Mas a ênfase maior é "olhem para Cristo e sigam Ele em tudo". Paulo, em outras palavras, também quer dizer, aquele que se conforma, perde a noção e perspectiva da esperança, da salvação e até mesmo o sacrifício de Jesus por todos. O alerta é que os cristãos vivem no mundo, mas não são do mundo.

São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questões 647 e 648.