O que significa emitir Nfs-e por CNAE?

Perguntado por: dourique . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Enquanto o código de serviço NFS-e é determinado pelo município para identificar o serviço realizado e lançar o imposto, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um código nacional criado para identificar as atividades exercidas por determinada empresa.

Primeiramente, é importante saber o que é CNAE-Fiscal. Ela tem por objetivo dar uma identidade às pessoas jurídicas em seu cadastro junto à administração tributária. Utilizada especialmente pela administração pública, permite que um mesmo CNPJ possua várias atividades econômicas relacionadas.

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.

Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.

CNAE 8299-7 - Atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente.

A diferença entre CNAE e Código de Serviço é: CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) define qual é a atividade econômica realizada pelo negócio, já o Código de Serviço aponta o tipo de serviço prestado e tem relação direta com o município onde o negócio está localizado e com a emissão de notas fiscais.

A Nota Fiscal de Serviço é um documento emitido por todos os negócios que prestam serviços. Ela é emitida no município no qual a empresa está sediada, e reúne informações sobre o serviço prestado. Cada prefeitura tem suas próprias regras, bem como inclusões/exclusões durante a emissão da NFS.

A partir de 01 de setembro de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022, todos os MEI prestadores de serviço do país devem emitir a NFS-e padrão nacional para registrar suas operações.

Se alguém compra um produto em uma loja, seja virtual ou física, será emitido uma NF-e. Mas quando ele contrata o serviço de alguém para arrumar algo na sua casa, por exemplo, está pagando pelo serviço e não pelo produto, nesse caso é emitido uma NFS-e.

A CNAE 6399-2/00 pode ser MEI? Sim, a CNAE 6399-2/00 - Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente, pode ser MEI de acordo com as leis atuais.

Como escolher o CNAE correto: 5 dicas para acertar no código

  1. Conheça a tabela do CNAE. ...
  2. Considere todas as atividades da sua empresa. ...
  3. Fique atento às descrições das classes e subclasses. ...
  4. Consulte a tabela própria do MEI. ...
  5. Veja se o CNAE se encaixa no Simples Nacional.

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de um código utilizado para identificar quais são as atividades econômicas exercidas por uma empresa. Por esse motivo, a relação de códigos é bastante extensa.

Quanto custa para incluir CNAE no CNPJ? A inclusão de CNAE no CNPJ é gratuita para MEIs (Microempreendedores individuais) e pode ser feita a qualquer momento, assim como outras alterações no cadastro.