O que significa a frase de Sócrates só sei que nada sei?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor, segundo significados.com.br. Ao entender da oobex, essa expressão afirma a importância de admitirmos que nós não sabemos tudo e nunca saberemos!

Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males.

Sócrates

A frase acima é atribuída a Sócrates, que viveu em Atenas entre 470 a.C e 399 a.C, embora não haja certeza quanto a essa autoria. Seja como for, tem sido repetida à exaustão nos últimos 24 séculos por pensadores, estudiosos e cientistas que, quanto mais sabem, mais se convencem de que há muito a aprender.

Ele acreditava na imortalidade da alma e que ele próprio recebeu em sua vida uma missão do deus Apolo para que ele defendesse o Conhece-te a Ti Mesmo.

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.

Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”. Tal frase resume a postura do filósofo de comprometer-se na busca da verdade.

As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.

"Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem pagai a minha dívida, pensai nisso". in Platão, Fédon, 116b _ fim. Críton ainda lhe perguntou se não teria mais nada a dizer, mas estas foram as suas últimas palavras. Sócrates após um último sobressalto morreu e o seu amigo Críton fechou-lhe os olhos.

5 frases famosas de Sócrates para entender o pensamento do...

  1. "Só sei que nada sei". Essa é uma das frases mais famosas de Sócrates. ...
  2. "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses". ...
  3. "A vida irrefletida não vale a pena ser vivida". ...
  4. "Já é hora de irmos. ...
  5. "Ninguém faz o mal voluntariamente".

Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e disseminar a discórdia. Ainda de acordo com o filósofo Sócrates, “pessoas sábias falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas”.

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.

A Morte de Sócrates (fr: La Mort de Socrate) é uma pintura de 1787 do pintor francês Jacques-Louis David. Representa a cena de morte do filósofo grego Sócrates, por ter sido contra as ideias dos atenienses e corromper a mente dos mais jovens.

É conhecido por sua célebre frase “O homem é a medida de todas as coisas”. Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.