O que significa a espuma na urina?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

O excesso de espuma costuma indicar perda excessiva de proteínas na urina, que é um sinal importante de lesão dos glomérulos renais.

Urina espumosa é frequentemente o resultado de um fluxo de urina rápido. No entanto, uma série de condições médicas também pode ter esse efeito. Se uma pessoa notar frequentemente urina espumosa, ou se acompanha outros sintomas, deve falar com um médico.

Especialistas destacam que a presença de sangue na urina pode ser um indício de lesões no trato urinário, nefrite ou cálculos renais. Caso a espuma não desapareça após a finalização do jato, pode indicar a presença de proteínas na urina, sinalizando lesões renais.

Porém, em alguns casos, pode haver alguns sinais ou sintomas associados, como:

  • Inchaço (edema) nas pernas, pés, tornozelos ou rosto;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Urina espumosa.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

Sedimentoscopia – Exame de urina tipo 1 (EAS)

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

A presença de proteína na urina pode acontecer quando acontece algum dano aos glomérulos ou aos túbulos renais. Em casos de inflamação ou cicatrizes nos glomérulos, pode fazer a proteína e até mesmo hemácias e leucócitos na nossa urina.

O tratamento da proteinúria consiste na reposição do valor proteico e na investigação da causa da perda de proteínas .

A proteinúria é o excesso de proteína encontrada na urina. Normalmente uma quantidade mínima é eliminada, mas quando há excesso o motivo deve ser investigado pois a sobrecarrega de proteína nos rins podem afetar o seu funcionamento e causar danos ao órgão.

Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.